Anunciado inicialmente como um simples laptop OLED de tela dupla, o GPD Duo é um laptop com duas telas OLED que ficam na vertical.
O GPD DUO é o próximo laptop com processador de 35 watts, tela OLED de 13,3 polegadas e uma segunda tela OLED de 13,3 polegadas que pode ser estendida para cima para oferecer mais espaço na tela quando você precisar.
GPD Duo é um laptop com duas telas OLED que ficam na vertical
Graças a um design triplo com duas dobradiças (incluindo uma dobradiça de 360 graus para a tela superior), você também pode dobrar a segunda tela para baixo de modo que ela fique sobre a primeira tela voltada para cima ou para baixo quando o laptop estiver fechado, deixando você escolhe entre fechá-lo como um laptop normal ou dobrá-lo para que a tela fique acessível no modo tablet.
A GPD ainda não anunciou preço, disponibilidade ou especificações detalhadas. Mas depois de compartilhar um breve teaser há alguns dias, a empresa divulgou agora fotos e mais alguns detalhes.
Portanto, sabemos que o GPD DUO terá uma tela multitoque de 10 pontos que também suporta 4.096 níveis de sensibilidade à pressão quando usado com uma Surface Pen ou qualquer outra caneta digital compatível com o Microsoft Pen Protocol.
As imagens também mostram um conjunto de portas que parece incluir:
- 1 x OCuLink
- 2 x USB-C
- 3 x USB-A
- 1xEthernet
- 1 x leitor de cartão SD
- Áudio de 1×3,5 mm
A GPD não anunciou qual processador seu laptop de tela dupla usará, mas a empresa o descreve como um “PC AI”, o que sugere que provavelmente terá um Intel Meteor Lake (Core Ultra) ou AMD Hawk Point (Ryzen 8040) chip, já que ambas as famílias de processadores integraram unidades de processamento neural, o que levou os fabricantes de PC a começarem a se referir a sistemas com esses processadores como PCs de IA (mesmo que não tenham os mais de 40 NPUs TOPS necessários para se qualificarem como PCs Copilot+).
GPD é uma empresa especializada em PCs portáteis para jogos e minilaptops durante grande parte da última década. O DUO seria o maior dispositivo da empresa até o momento. Mas não é incomum que a empresa saia de seu caminho habitual para tentar algo diferente.
Embora a maioria dos produtos da empresa se enquadre na linha GPD Win de PCs para jogos ou na linha GPD Pocket/P2 Max de sistemas de produtividade, o GPD MicroPC é um mini-laptop incomum voltado para profissionais de TI, com portas Ethernet e COM de tamanho normal como bem como um pequeno teclado para digitação com o polegar.
E o GPD Win Max 2 ultrapassa a linha entre jogos e produtividade com sua tela de 10,1 polegadas e controladores de jogos integrados que podem ser cobertos com painéis removíveis para um design com aparência mais profissional.