Curtis Gedak anunciou o lançamento da versão mais recente do seu sistema, o GParted Live 1.6.0-10. Confira as novidades e veja onde baixar a distro.
O GParted Live é uma distribuição live CD do tamanho de um cartão de visita com uma única finalidade – fornecer ferramentas para particionar discos rígidos em um ambiente gráfico intuitivo.
O GParted Live é baseado no Debian, é leve e pode ser executado na maioria das máquinas x86 com Pentium II ou superior. Para conseguir isso, ele usa o X.Org, o gerenciador de janelas Fluxbox e o mais recente kernel do Linux.
Agora, Curtis Gedak anunciou o lançamento da nova versão estável do GParted Live, o GParted Live 1.6.0-10.
Novidades do GParted Live 1.6.0-10
O GParted comemorou seu 20º aniversário recentemente. Agora, a equipe de desenvolvimento por trás do GParted Live lançou a versão estável mais recente, a versão 1.6.0-10, que inclui uma série de pacotes atualizados e melhorias funcionais.
Para quem não conhece, é uma distribuição Linux inicializável baseada em Debian, projetada para tarefas de particionamento que roda diretamente de um CD, unidade USB ou outra mídia inicializável sem precisar ser instalada no disco rígido de um computador.
Como você pode imaginar pelo nome, o principal objetivo do GParted Live é permitir que os usuários gerenciem partições de disco independentemente do sistema operacional instalado, com a principal ferramenta para isso sendo o GPrated.
O ponto central desta versão é o aplicativo GParted 1.6.0 atualizado, que continua a servir como uma ferramenta crítica para tarefas de particionamento de disco.
Os usuários notarão várias mudanças notáveis que simplificam a funcionalidade e se adaptam ao ambiente de software mais recente:
- Atualizações e remoções de pacotes: em uma mudança notável, o pacote cpufrequtils foi removido da lista do sistema ativo, pois não está mais disponível no repositório Debian. Enquanto isso, a inclusão de pm-utils foi introduzida, graças às sugestões da comunidade.
- Mudanças na interface de diálogo: a versão também padroniza a interface de diálogo dentro dos programas do GParted Live, como gl-screenshot. De agora em diante, o zenity será a única ferramenta de diálogo, substituindo gdialog e Xdialog, que foram eliminados dos repositórios Debian.
- Base do sistema operacional: a atualização é baseada no repositório Debian Sid a partir de 28 de setembro de 2024, garantindo que todos os componentes sejam de ponta.
- Atualização do Kernel: O kernel do Linux foi atualizado para a versão 6.10.11, que deve oferecer melhor compatibilidade de hardware e melhorias de desempenho em vários dispositivos.
Além disso, os desenvolvedores também abordaram um possível problema de compatibilidade com placas de vídeo NVIDIA mais antigas.
Usuários com problemas de exibição no X Desktop são aconselhados a selecionar “Outros modos do GParted Live” na inicialização e optar por “GParted Live (configuração de gráficos seguros, vga-normal)”, garantindo uma compatibilidade de hardware mais ampla.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o GParted Live 1.6.0-10
A imagem ISO do GParted Live 1.6.0-10 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux