Depois de estar em desenvolvimento por quase 15 anos, finalmente foi lançado o GParted 1. Confira as novidades desse importante update e instale.
GParted é um aplicativo que permite fazer edição de partições. Com ele você pode detectar, ler, criar, destruir, redimensionar, verificar, mover e copiar partições e seus sistemas de arquivos. Wikipédia
Desenvolvido em GTK (GNOME Toolkit) por mais de 14 anos, o Gparted é um front-end gráfico para o utilitário de edição de partições de código aberto GNU Parted e o aplicativo editor de partições oficial para o ambiente de desktop GNOME.
Atualmente, quase todo o sistema operacional baseado em Linux é fornecido com o GParted pré-instalado.
Agora, depois de estar em desenvolvimento por quase 15 anos, esse popular software de edição de partições finalmente chegou à versão 1.0.
- Como instalar o jogo Combined! no Linux via Flatpak
- Como instalar o driver para o controle do Xbox no Ubuntu
- Como instalar o NeoGeo Pocket Emulator no Linux via Snap
- Como instalar o jogo Space Station 14 no Linux via Flatpak
GParted 1 lançado 15 anos depois do inicio de seu desenvolvimento
Sim, depois de quase 15 anos em desenvolvimento, o GParted 1.0.0 foi lançado como uma versão principal com suporte para o sistema de arquivos F2FS para ler o uso do disco, aumentar e verificar a capacidade de permitir redimensionamento online de partições estendidas, melhor atualização do NTFS sistemas de arquivos, e porte para Gtkmm 3 (GTK+ 3) e GNOME 3 yelp-tools.
Na nota de lançamento, os desenvolvedores disseram o seguinte:
“Com esta grande mudança, aumentamos o número da versão principal. Esta versão 1.0.0 não pretende indicar que o GParted é mais estável ou menos estável do que antes. Em vez disso, significa que o GParted agora requer gtkmm3 em vez de gtkmm2. Note que vários outros dependências mudaram também.”
Novidades do novo GParted 1.0.0
Entre outras mudanças notáveis incluídas no lançamento do GParted 1.0.0, podemos mencionar a remoção de suporte para utilitários btrfs-progs para gerenciar os sistemas de arquivos Btrfs, a capacidade de salvar um layout de partição em um arquivo HTML, bem como suporte para visualizar mais informações sobre versão e configuração.
O GParted também permite que os usuários definam um tipo de partição ao limpar o conteúdo da partição, aprimore a verificação do Suporte ao Sistema de Arquivos, aprimore as informações sobre o status de uma partição montada ao formatar e corrija vários bugs e problemas de versões anteriores.
Você pode baixar GParted 1.0.0 agora mesmo na página do software.
O que está sendo falado no blog
- GParted 1 lançado 15 anos depois do inicio de seu desenvolvimento
- Fedora 28 atingiu o fim da vida – É hora de atualizar para o Fedora 30
- Como instalar o Bing Wallpapers no Ubuntu e derivados
- Como instalar a carteira OWallet no Linux via AppImage