E foi lançado o GParted 1.3 com melhorias no suporte a exFAT, novos recursos e várias melhorias. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
GParted é sem dúvida um dos melhores gerenciadores de partição para Linux que existe. A interface de usuário dele é muito simples e funciona muit bem.
Em alguns casos, você acaba usando o GParted para consertar ou formatar sua unidade USB também. Eu tinha um disco USB que não consegui formatar no Ubuntu usando o aplicativo “Discos” – foi aqui que o GParted veio para me salvar.
Portanto, o Gparted é uma ferramenta bastante útil com muitos recursos bons.
Agora, o software de edição de partição de código aberto GParted 1.3 foi lançado com melhorias no suporte a exFAT, bem como várias outras melhorias.
Novidades do GParted 1.3
O GParted 1.3 chega mais de três meses após o GParted 1.2, que foi o primeiro lançamento a apresentar suporte para o sistema de arquivos exFAT.
Esta nova versão melhora o suporte a exFAT adicionando a capacidade de ler o uso do sistema de arquivos, bem como definir ou atualizar o UUID de partições exFAT.
Além disso, o GParted 1.3 adiciona suporte para redimensionar mapeamentos de criptografia LUKS2 abertos com senha, restaura a detecção de sistemas de arquivos criptografados, melhora o suporte para o sistema de arquivos Reiser4 e aborda vários bugs, travamentos e outros incômodos para tornar suas tarefas de particionamento de disco mais fácil.
Por exemplo, ele corrige uma falha que ocorreu na caixa de diálogo ‘Criar nova partição’ ao alterar o tipo de partição, corrige um problema que impede o GParted de travar quando um dispositivo não nomeado é travado e aborda uma falha de sondagem do sistema de arquivos criptografados não reconhecidos libparted
Esta versão também adiciona uma tradução ucraniana da documentação e atualiza várias traduções em outros idiomas. Para obter mais detalhes, você pode estudar as notas de versão.
Para saber mais sobre essa versão do GParted, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o GParted
Se você não pode esperar até o lançamento final e deseja experimentá-lo agora, você pode baixar a versão mais recente daqui para computadores de 64 e 32 bits.
Nesse caso, apenas o código-fonte é fornecido, que precisa ser compilado. GParted está disponível nos repositórios padrão da maioria das distribuições Linux. Portanto, para receber a última versão basta manter seus sistema atualizado.
Se você quiser usar esta nova versão em sua distribuição GNU/Linux favorita, terá que esperar um pouco até que ela chegue nos repositórios estáveis ou esperar pelo sistema GParted Live, que traz sempre a última versão desse editor.