Conheça o GP10, um PC portátil para jogos com chip Intel Lunar Lake. Confira os detalhes que foram revelados até agora.
A maioria dos PCs portáteis para jogos lançados nos últimos anos foram equipados com processadores AMD graças à liderança que a empresa assumiu sobre a Intel no que diz respeito ao desempenho e eficiência de energia de seus chips móveis, especialmente quando se trata de gráficos desempenho.
Mas com a Intel divulgando os recentes avanços em sua tecnologia gráfica integrada, não foi uma grande surpresa quando os fabricantes de PCs começaram a lançar dispositivos portáteis com chips Intel Meteor Lake no início deste ano.
Mas até agora eles chegaram a críticas desanimadoras.
Talvez a segunda vez seja o charme? Parece que pelo menos um fabricante de PCs planeja lançar um portátil com chip Intel de última geração em junho.
Esse portátil é o GP10 de uma empresa chamada Shenzhen Weibu Information Inc, e apareceu recentemente no site da feira Computex, que está marcada para 3 a 7 de junho deste ano.
GP10, um PC portátil para jogos com chip Intel Lunar Lake
A PC World detectou a página da web antes de ser removida e, no momento da publicação, você ainda pode ver uma versão arquivada no Internet Archive.
Espera-se que o portátil GP10 apresente uma tela sensível ao toque de 10,95 polegadas, 1920 x 1200 pixels, 120 Hz, um processador Intel Lunar Lake (que é o próximo sucessor do Meteor Lake), suporte para até 64 GB de memória onboard LPDDR5x e um M.2 Slot 2280 com suporte para até 2 TB de armazenamento PCIe NVMe.
Espera-se que outros recursos incluam uma porta USB4 Tipo C, um conector de áudio de 3,5 mm, um leitor de cartão microSD e suporte para WiFi 6.
Isso é tudo que sabemos com certeza neste momento, mas uma imagem do dispositivo portátil faz com que pareça um tablet com um conjunto de controladores removíveis.
Ou talvez esses controladores pareçam que deveriam ser removíveis porque, para torná-los confortáveis para segurá-los em suas mãos durante o jogo, eles são visivelmente mais curtos do que o próprio tablet, dando à configuração uma aparência um pouco desequilibrada.
Ainda não se sabe se o processador Lunar Lake da Intel proporcionará melhoria de desempenho suficiente em relação ao Meteor Lake para tornar este dispositivo competitivo.
Para ser justo, é possível que os dispositivos de jogos com Meteor Lake melhorem com o tempo: a MSI já lançou várias atualizações de driver gráfico que aumentam significativamente o desempenho e a estabilidade em determinados jogos.
Mas mesmo com essas atualizações, a maioria das análises que vi conclui que o MSI Claw ainda parece um produto beta em um momento em que dispositivos portáteis com tecnologia AMD, como Steam Deck, Asus ROG Ally e o Lenovo Legion Go oferecem melhor desempenho e duração da bateria.
Devemos aprender mais sobre o portátil GP10 em algumas semanas, e talvez aprenderemos mais sobre os processadores Lunar Lake da Intel na mesma época.
Há alguns anos atrás, a maioria era equipada com processadores Intel. Os primeiros PCs portáteis para jogos com processadores Intel Meteor Lake começaram a chegar às ruas no início deste ano e até agora as análises têm sido, desanimadoras.