Google vazou detalhes sobre sua ferramenta Jarvis AI

E o Google vazou detalhes sobre sua ferramenta Jarvis AI, que será capaz de navegar na web para concluir tarefas para você.

Há um número crescente de ferramentas baseadas em IA que podem responder perguntas (às vezes até com precisão), gerar texto, imagens e vídeos ou ajudar você a revisar algo que você já escreveu ou criou.

Mas parece que o Google está planejando lançar uma nova ferramenta que leva a ideia de um assistente pessoal ainda mais longe.

Google vazou detalhes sobre sua ferramenta Jarvis AI

Google vazou detalhes sobre sua ferramenta Jarvis AI
Google vazou detalhes sobre sua ferramenta Jarvis AI

A próxima ferramenta Jarvis da empresa basicamente assume o controle do seu navegador da web para concluir tarefas em seu nome para economizar seu tempo ao fazer coisas como comprar produtos ou reservar passagens aéreas.

Pedi ao Google Gemini para me contar sobre o Jarvis… então ele reuniu informações de outras fontes de notícias e incluiu uma nota na parte inferior da página para me informar que “Gemini pode cometer erros, então verifique novamente”.

O Google ainda não confirmou oficialmente que o Jarvis existe.

Mas no mês passado, o The Information relatou que o Google estava construindo o Jarvis usando uma versão de última geração da plataforma Gemini AI do Google, e que pessoas familiarizadas com o projeto disseram que ele seria capaz de tirar capturas de tela de sites, analisar seus conteúdos e fazer coisas como preencher formulários ou clicar em botões.

Esta semana, o The Information fez um breve acompanhamento observando que “o Google acidentalmente divulgou uma prévia interna” do Jarvis ao disponibilizar brevemente uma extensão do navegador Jarvis para download na Chrome Web Store.

A listagem foi removida, mas foi descrita como “um companheiro útil que navega na web com você” para automatizar certas tarefas.

O The Information diz que o Google deve apresentar oficialmente o Jarvis em dezembro.

Ficarei curioso para ver que tipo de salvaguardas o Google está oferecendo, se houver.

Como alguém que é conhecido por passar horas comparando preços, horários e durações de viagem antes de reservar passagens, não estou bravo com a ideia de uma ferramenta que automatizaria o processo.

Mas não tenho certeza de quanto confiaria em um utilitário de IA para fazer as coisas direito.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.