Google TV Streamer usa um processador MediaTek

Segundo Mishaal Rahman, do Android Authority, em vez de um chip Amlogic, o novo Google TV Streamer usa um processador MediaTek.

Recentemente, o Google apresentou o Google TV Streamer. O dispositivo chegou como um decodificador elegante, que substitui os antigos produtos Google Chromecast.

O gigante das buscas já revelou a maioria das especificações de hardware do novo Google TV streaming box.

Até o momento, não há nenhuma palavra oficial sobre o chipset do dispositivo. No entanto, um relatório sugere que o Google TV Streamer é alimentado por um chipset MediaTek.

Google TV Streamer usa um processador MediaTek

Google TV Streamer usa um processador MediaTek
Google TV Streamer usa um processador MediaTek

Mishaal Rahman, do Android Authority, vasculhou o firmware do Google TV Streamer. Dentro do código, o outlet encontrou inúmeras referências a um chipset MediaTek.

A fonte afirma que o Google TV Streamer é alimentado por um processador MediaTek MT8696. Além disso, o relatório menciona que é o mesmo chipset que alimenta o Amazon Fire TV Stick 4K Max 2021.

Parece que o Google abandonou um Amlogic no decodificador Google TV Streamer, que alimenta os dispositivos Chromecast de última geração.

O Chromecast 2020 com Google TV (4K) foi lançado com o SoC S905X3 da Amlogic. O Chromecast 2022 com Google TV (HD) também abriga um chipset Amlogic sob o comando.

Os processadores Amlogic que alimentam os dispositivos Chromecast oferecem uma velocidade máxima de clock de 1,9 GHz. A MediaTek não publicou os detalhes técnicos, incluindo a velocidade de clock do processador MT8696 em nenhum lugar online.

No entanto, de acordo com a Amazon, a variante MT8696(T) do chipset que alimenta o Fire TV Stick tem uma CPU quad-core com clock de até 2,0 GHz.

Mais poder de processamento no chipset pode ser o motivo pelo qual o Google decidiu usar um chipset MediaTek para seu novo dispositivo. No entanto, é apenas uma especulação, pois pode haver muitas outras razões técnicas por trás da troca no chipset.

Dito isso, se você estiver interessado no Google TV Streamer, você pode pré-encomendá-lo na Google Store pagando US$ 99. Ele começará a ser enviado a partir de 24 de setembro.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.