Para ajudar a resolver o problema do espaço de armazenamento, o Google TV e Android TV usarão pacotes de apps pequenos (AAB).
Por mais impressionantes que possam ser dispositivos como o Chromecast com Google TV e as unidades SHIELD da NVIDIA, uma das desvantagens de cada um é a quantidade limitada de armazenamento no dispositivo que ambos vêm equipados imediatamente.
O problema com uma pequena quantidade de armazenamento é o fato de que você pode ficar sem espaço rapidamente se tentar carregar mais do que um punhado de aplicativos.
Não sei porque falei isso como se fosse uma questão teórica, porque na realidade isso acontece o tempo todo com esses aparelhos.
Agora, o Google anunciou um plano que deve ajudar um pouco nessa situação, já que os dispositivos de smart TV provavelmente não aumentarão a quantidade de armazenamento tão cedo.
Google TV e Android TV usarão pacotes de apps pequenos (AAB)
Afinal, o preço é um ponto de venda importante para esses dispositivos e adicionar armazenamento só aumentaria isso.
O plano do Google é forçar Android App Bundles em dispositivos de TV da mesma forma que fizeram para telefones em 2021.
Android App Bundles (AABs) são o formato de publicação que substituiu o antigo arquivo APK.
Esses AABs criam uma economia média de tamanho total de 20% em comparação com um APK, permitem que os aplicativos sejam arquivados em vez de totalmente desinstalados (para uma reinstalação mais rápida) e facilitam a entrega pelos desenvolvedores. No geral, eles são uma grande vitória.
A transição para Android App Bundles para Android TV e Google TV começará em maio de 2023.
O Google acha que é muito tempo para os proprietários e desenvolvedores de aplicativos cumprirem a mudança, pois eles acham que um único engenheiro deve levar apenas cerca de 3 dias para migrar um aplicativo de TV existente de um APK para um AAB.
Se as empresas não migrarem seus aplicativos, o Google pode ocultá-los da superfície da TV.
O Google acredita que os Android App Bundles “trazem uma experiência agradável” para desenvolvedores e usuários, “especialmente na sala de estar”. Que maneira feliz de descrever tal mudança. Encantador.