Google tornará o ChromeOS ainda mais Android

Em breve, o Google tornará o ChromeOS ainda mais Android, pois o sistema usará as estruturas e o kernel Linux do Android.

Quando o Google lançou o ChromeOS, há mais de uma década, a empresa deixou claro que este era um sistema operacional projetado para desktops e laptops, enquanto o Android continuaria a ser seu sistema operacional para smartphones e tablets.

Mas com o passar dos anos as linhas ficaram confusas. Hoje em dia, existem alguns tablets no mercado que vêm com Android e outros que vêm com ChromeOS. E agora você também pode executar aplicativos Android na maioria dos Chromebooks.

Agora o Google anunciou que as linhas ficarão ainda mais confusas: está trazendo mais bits do Android para o ChromeOS.

Google tornará o ChromeOS ainda mais Android

Google tornará o ChromeOS ainda mais Android (Tablet Asus Chromebook CM3001DM2 2 em 1)

Sim. O Google tornará o ChromeOS ainda mais Android. Tanto o Android quanto o ChromeOS usam kernels Linux personalizados como base de seus sistemas operacionais, mas até recentemente eles usavam diferentes kernels personalizados.

No futuro, o Google afirma que o ChromeOS usará “partes da pilha do Android, como o kernel do Android Linux e as estruturas do Android, como parte da base do ChromeOS”.

Por que? Em uma palavra (ou sigla), IA.

O Google afirma que “simplificará os esforços de engenharia” e “nos permitirá acelerar o ritmo da inovação em IA” se ambos os sistemas operacionais usarem grande parte do mesmo código subjacente.

Também pode ajudar quando se trata de serviços entre dispositivos: será mais fácil para o seu telefone e laptop interagirem entre si se compartilharem um código comum.

Levará um tempo até que essas mudanças sejam divulgadas ao público. E quando isso acontecer, você pode nem perceber.

Esses são os tipos de mudanças ocultas que não são facilmente visíveis para os usuários finais. Mas parece que eles podem abrir caminho para que alguns dos recursos de IA que o Google está trazendo para os telefones cheguem aos Chromebooks, e vice-versa.

Sair da versão mobile