Google surpreendeu usuários do Pixel ao lançar o Android 13 estável em agosto

Apesar de parecer um lançamento pontual, o Google surpreendeu usuários do Pixel ao lançar o Android 13 estável em agosto.

É apenas meados de agosto, mas o Google surpreendeu os usuários do Pixel ao lançar o Android 13 na segunda-feira (15/08). Por exemplo, o Android 12 não foi disponibilizado para usuários do Pixel até 19 de outubro do ano passado.

Google surpreendeu usuários do Pixel ao lançar o Android 13 estável em agosto

Google surpreendeu usuários do Pixel ao lançar o Android 13 estável em agosto
Google surpreendeu usuários do Pixel ao lançar o Android 13 estável em agosto

Para usuários da série Pixel 6, a atualização para o Android 13 melhorará o sensor de impressão digital subexibido, que estava lento no Android 12.

Outros novos recursos incluem um media player atualizado que agora inclui a capa do álbum. Os aplicativos podem ser personalizados por idioma, cor e tema.

Com o Android 13, alguns ícones de aplicativos de terceiros correspondem à cor e à tonalidade do papel de parede de um telefone, em vez de apenas aos ícones pertencentes aos aplicativos do Google.

Você também tem mais controle sobre as informações que os aplicativos podem e não podem acessar, incluindo determinadas fotografias, vídeos e histórico da área de transferência.

A atualização também permitirá que os usuários do Pixel desliguem o enorme relógio digital de duas linhas quando não houver notificações e o movam para o canto superior esquerdo.

E seus dispositivos domésticos inteligentes agora podem ser controlados a partir da tela de bloqueio sem precisar desbloquear o aparelho. Esses recursos precisam ser ativados e desativados, respectivamente.

Você pode encontrar esses controles acessando Configurações > Tela > Tela de bloqueio > Relógio de linha dupla (ativado por padrão) ou Controle do dispositivo bloqueado (desativado por padrão).

A atualização inclui a atualização de segurança de agosto. Aqueles que aderiram ao programa beta do Android 13 receberão uma atualização menor para instalar.

Por exemplo, o Pixel 6 Pro deste escritor estava executando o Android 13 Beta 4.1 e a atualização para o Android 13 pesava apenas 31,96 MB.

Além disso, os participantes do programa beta podem optar por ficar e receber versões beta do recurso Pixel trimestral que chega no próximo ano.

Mas se você quiser sair do programa beta sem ter que limpar seu telefone, espere até instalar a versão estável do Android 13. Então você terá um tempo limitado para desativar o programa beta sem ter que limpar os dados do seu telefone.

Novamente, depois que a versão estável do Android 13 estiver instalada, você voltará ao site do programa beta do Android em www.google.com/android/beta. Toque na caixa que diz “Ver seus dispositivos qualificados” e selecione Desativar.

Os modelos Pixel qualificados para receber o Android 13 são o Pixel 4, Pixel 4 XL, Pixel 4a, Pixel 4a 5G, Pixel 5, Pixel 5a, Pixel 6, Pixel 6 Pro e Pixel 6a. Os próximos Pixel 7 e Pixel 7 Pro terão o Android 13 pré-instalado de fábrica.

Para instalar o Android 13 no seu Pixel compatível, vá para Configurações > Sistema > Atualização do sistema.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.