Segundo um relatório do Android Authority, o Google pode trocar o ChromeOS pelo Android em laptops e tablets.
O Google vem mantendo dois sistemas operacionais diferentes para dispositivos de consumo desde a introdução da plataforma Chromebook em 2011.
Originalmente, eles eram bem claramente delineados: o ChromeOS era para laptops e desktops, enquanto o Android era para smartphones. Mas com o tempo as coisas ficaram confusas: o Android agora roda em relógios e wearables. E ambos os sistemas operacionais rodam em tablets.
Há rumores de que, em vez de manter dois sistemas operacionais diferentes com recursos sobrepostos, o Google planeja fundir o ChromeOS com o Android e acabar com seu sistema operacional de desktop autônomo.
De acordo com um relatório do Android Authority, os futuros laptops que vêm com um sistema operacional do Google podem vir com o Android em vez do ChromeOS.
Google pode trocar o ChromeOS pelo Android em laptops e tablets
Asus Chromebook CM3001DM2 tablet 2 em 1
Sim. O Google pode trocar o ChromeOS pelo Android em laptops e tablets. A mudança seria um pouco surpreendente, dado que o Google há muito tempo insiste que não estava planejando fundir totalmente os dois sistemas operacionais.
Mas também não é surpreendente que as coisas pareçam muito diferentes hoje do que quando o ChromeOS foi lançado pela primeira vez em 2011.
Na época, o hardware Android não era poderoso o suficiente para lidar de forma confiável com um navegador da web de classe desktop e recursos multitarefa.
Mas nos últimos anos, o Google confundiu as linhas entre os dois sistemas operacionais ao trazer suporte para aplicativos Android para o ChromeOS e, mais recentemente, anunciando que usaria um kernel Android Linux e outras estruturas Android para versões futuras do ChromeOS.
Agora, a Android Authority diz que o Google está trabalhando para simplesmente incorporar muitos recursos do ChromeOS no Android, o que permitiria à empresa desenvolver um único sistema operacional daqui para frente.
Isso significaria que os futuros Chromebooks seriam capazes de oferecer melhor suporte a aplicativos Android que às vezes podem ser instáveis em dispositivos ChromeOS hoje. Enquanto isso, ele traria um navegador de desktop completo para tablets Android e outros dispositivos.
De acordo com o relatório, uma versão futura do navegador Chrome para Android suportaria extensões de navegador, algo que está faltando nas versões atuais.
O Google também estaria trabalhando em um aplicativo Terminal que permitiria aos usuários executar aplicativos Linux no Android, algo que atualmente é possível em Chromebooks.
O resultado final poderia ser uma plataforma única que combinaria o robusto ecossistema de aplicativos e jogos do Android com recursos de produtividade associados ao ChromeOS.
Não está claro se todos esses recursos estariam disponíveis em todos os dispositivos Android — não sei se podemos esperar um navegador da web para desktop em smartphones ou se isso é algo que está chegando apenas a dispositivos de tela maior, como tablets e laptops Android.
Lembre-se de que o Google não confirmou oficialmente os planos de fundir os sistemas operacionais. Portanto, há uma chance de que o Android Authority tenha errado em algumas coisas.
Também é possível que tudo naquele relatório retrate com precisão a situação atual dentro do Google… mas que a empresa pode mudar os planos no futuro, o que significa que não está claro se uma versão do Android com ChromeOS verá a luz do dia.
De qualquer forma, provavelmente levará anos até que vejamos os resultados de qualquer iniciativa para fundir os sistemas operacionais e eliminar o ChromeOS para sempre.