Google pode tornar o Pixel Watch mais reparável

Segundo Nicole Azores, gerente de Assuntos Governamentais e Políticas Públicas do Google, o Google pode tornar o Pixel Watch mais reparável.

O Google não conserta o Pixel Watch. Em vez disso, a empresa oferece uma substituição se um comprador fizer uma reivindicação de garantia bem-sucedida.

Mas agora, o Google pode estar pensando em oferecer reparos para os próximos modelos do Pixel Watch, sugeriu um gerente que trabalha no Google.

Google pode tornar o Pixel Watch mais reparável

Google pode tornar o Pixel Watch mais reparável
Google pode tornar o Pixel Watch mais reparável

Sim. O Google pode tornar o Pixel Watch mais reparável. A terceira geração da série premium Pixel Watch chegou. Mas ainda não há soluções oficiais ou de primeira mão para esses wearables premium do Google.

Em vez de oferecer reparos para o Pixel Watch, o Google apenas envia uma substituição se um comprador fizer uma reivindicação de garantia com sucesso.

Nem é preciso dizer que isso indica fortemente que o Google não pode oferecer serviços de reparo confiáveis. Além disso, essas limitações destacam o quão inexperiente a empresa é no espaço de smartwatches.

Os rivais do Google no mercado de smartwatches premium, incluindo Apple e Samsung, têm a capacidade e a experiência para realizar reparos em seus smartwatches.

Além disso, essas empresas têm o ecossistema necessário para consertar vidros rachados ou substituir rapidamente uma bateria velha.

Google repensando o design dos próximos smartwatches
De acordo com Nicole Azores, gerente de Assuntos Governamentais e Políticas Públicas do Google, a empresa está pensando em oferecer reparos para o Pixel Watch.

Em um painel da Climate Week NYC, focado em tecnologia reparável, Azores teria indicado que o Google está pensando no design do Pixel Watch para torná-lo mais reparável.

“Relógios e wearables ainda são bastante incipientes, e estamos pensando em como torná-los reparáveis. Estamos pensando na reparabilidade em uma escala mais ampla, não apenas em telefones e tablets, e queremos ter certeza de que todos os nossos produtos eventualmente se tornem reparáveis. Acho que os relógios são uma categoria tão nova, alguns elementos de design precisam ser considerados sobre como os tornamos reparáveis.”

O Google permaneceu fiel ao design do Pixel Watch e até ofereceu atualizações para modelos mais antigos. Portanto, será interessante ver como o Google aprimora a reparabilidade de seus smartwatches ajustando o design do wearable.

É, no entanto, preocupante notar que uma empresa como o Google está vacilando na iniciativa de sustentabilidade e reparabilidade, pelo menos no mercado de wearables.

Relatórios sobre lixo eletrônico indicaram que bilhões de libras de eletrônicos descartados, especialmente com baterias descarregadas, acabam em aterros sanitários. Ao introduzir soluções de reparo, o Google pode ajudar a melhorar a situação.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.