Graças a uma nova atualização, a Google Play Store permitirá desinstalar apps remotamente, algo útil para quem tem mais de um dispositivo.
Uma nova atualização para a Google Play Store foi lançada recentemente e adiciona alguns ajustes de design e melhorias funcionais.
No entanto, um recurso muito útil foi incluído nesta atualização que já vinha sendo comentada há alguns meses – a capacidade de desinstalar aplicativos remotamente de todos os seus dispositivos Android conectados.
Google Play Store permitirá desinstalar apps remotamente
Sim. A Google Play Store permitirá desinstalar apps remotamente. Isso foi originalmente descoberto pelo AssembleDebug/X em setembro e foi basicamente descrito como a capacidade de desinstalar aplicativos de todos os dispositivos que você possui e que estão sincronizados no Google Play, como telefones, tablets, dispositivos Android TV e Google TV, veículos habilitados para Android Auto, dispositivos Wear OS e dispositivos Chrome OS.
Tudo isso agora pode ser possível na guia “Gerenciar” na seção “Aplicativos e Jogos” da Google Play Store de um dispositivo.
Este é o changelog completo da Google Play Store v38.3 (06/11/2023):
- [Telefone] Melhora a experiência dos resultados da pesquisa mostrando um ícone que leva você diretamente ao aplicativo ou jogo.
- [Telefone] Novo recurso para ajudar você a desinstalar aplicativos em dispositivos conectados.
- [Telefone] Design atualizado para cartões de informações do Google Play Protect.
- [Telefone] Adicionado um aviso para lembrá-lo de ativar notificações ao fazer o pré-registro de um aplicativo.
No entanto, como a atualização está sendo lançada agora – e esse recurso específico ainda não parece estar ativo – não está claro se o suporte será limitado a determinadas categorias de dispositivos ou se estará aberto a toda a gama de dispositivos conectados ao Google Play.
Atualmente, os usuários podem instalar aplicativos remotamente entre smartphones Android, smartwatches e dispositivos Chromecast, mas não podem desinstalar.
Esse recurso seria uma adição há muito esperada, pois tornaria muito mais fácil o gerenciamento de aplicativos em dispositivos conectados.
Para verificar se a atualização está disponível para o seu dispositivo, abra a Google Play Store, toque na foto do seu perfil, toque em Configurações > Sobre > Versão da Play Store > Atualizar Play Store.
Se a atualização estiver disponível, ela será baixada e instalada automaticamente; caso contrário, você verá uma mensagem informando que a Play Store está atualizada.
O novo recurso pode ter um impacto significativo na forma como os usuários gerenciam aplicativos em seus dispositivos conectados.
Poderia tornar mais fácil manter os dispositivos organizados e livres de aplicativos indesejados. Também poderia ajudar os usuários a melhorar a segurança de seus dispositivos, facilitando a remoção de aplicativos maliciosos.