Anunciado pela primeira vez no início deste ano, a Google Play Store exibirá informações de segurança de dados de apps em fevereiro de 2022.
Os aplicativos Android baixados da Google Play Store já precisam pedir permissão aos usuários antes que eles possam usar sua câmera ou microfone, acessar sua lista de contatos ou armazenamento local ou alguns outros dados ou recursos.
Mas, a partir do próximo ano, o Google tornará mais fácil para os usuários ver como os aplicativos coletam, armazenam e protegem dados pessoais com uma nova seção Segurança de dados nas listagens de aplicativos da Play Store.
Google Play Store exibirá informações de segurança de dados de apps em fevereiro
Anunciado pela primeira vez no início deste ano, o Google agora permite que os desenvolvedores preencham informações de segurança de dados e os usuários começarão a vê-las a partir de fevereiro de 2022.
Em alto nível, os rótulos permitirão que você saiba se um aplicativo coleta dados, se eles são criptografados em trânsito, se há uma opção para solicitar que os dados sejam excluídos, se foram submetidos a uma revisão de segurança independente e se seguem o do Google Play’s Family Policies.
Mas você também pode tocar para obter mais informações para descobrir coisas como para que seus dados são usados, como funcionalidade do aplicativo, análises, publicidade, segurança e prevenção de fraudes e/ou para receber comunicações do desenvolvedor.
Também há uma lista bastante longa de quais tipos de dados um aplicativo pode coletar, incluindo:
- Localização
- Informações pessoais, como nomes
- Informações da conta, como endereços de e-mail ou números de telefone, raça, etnia ou outras informações pessoais
- Informações financeiras, como números de cartão de crédito ou conta bancária ou histórico de compras
- Informações de saúde e condicionamento físico, como registros médicos de atividades físicas
- Mensagens incluindo e-mail, SMS ou mensagens instantâneas
- Fotos ou vídeos
- Arquivos de áudio, incluindo música ou memos de voz
- Arquivos e documentos
- Eventos de calendário
- Contatos
- Atividade do aplicativo, incluindo visualizações de página, toques e pesquisas no aplicativo
- Histórico do navegador da web
- Informações de desempenho do aplicativo, como registros de falhas ou diagnósticos
- Dispositivo ou outros identificadores
Em abril de 2022, todos os aplicativos deverão ter informações de segurança de dados publicadas, incluindo aplicativos que não coletam dados do usuário (porque é bom saber disso também, eu acho).