Pixel Tablet pode ser o primeiro dispositivo Android de 64 bits

Com lançamento planejado para o ano de 2023, o Google Pixel Tablet pode ser o primeiro dispositivo Android de 64 bits.

O Google planeja lançar um Pixel Tablet em 2023. Anunciado pela primeira vez no início deste ano, espera-se que o próximo tablet seja lançado com o Android 13 e vários aplicativos otimizados para tablet do Google.

Uma coisa que o Google não nos disse? Parece que o Google Pixel Tablet pode ser o primeiro dispositivo Android a ser fornecido apenas com software de 64 bits, o que significa que ele não poderá executar aplicativos de 32 bits.

Pixel Tablet pode ser o primeiro dispositivo Android de 64 bits

Pixel Tablet pode ser o primeiro dispositivo Android de 64 bits
Pixel Tablet pode ser o primeiro dispositivo Android de 64 bits

O código-fonte do Android descoberto por Mishaal Rahman indica que o Google está testando uma versão de 64 bits do Android 13 em um dispositivo com o codinome “Tangor”, que se acredita ser o Pixel Tablet.

O Google está abrindo caminho para apenas versões de 64 bits do Android há anos.

A empresa começou a oferecer suporte apenas a configurações de 64 bits com o Android 12, mas os dispositivos foram enviados com essa configuração.

E o Google exige que os desenvolvedores que enviam aplicativos para a Google Play Store incluam compilações de 64 bits desde meados de 2019.

Em outras palavras, alguns jogos clássicos e outros aplicativos Android muito antigos que não foram mantidos ativamente pelos desenvolvedores podem não ser executados no Pixel Tablet ou em outro hardware executando apenas uma versão de 64 bits do Android.

Mas os aplicativos e jogos mais recentes ou mantidos regularmente na Play Store devem ser executados sem problemas.

O fim do suporte para aplicativos de 32 bits reduziria a base de código necessária para o sistema operacional Pixel Tablet e poderia reduzir o uso de memória.

Os aplicativos Android de 32 bits provavelmente não vão desaparecer tão cedo.

Rahman observa que há evidências de que o Google pode estar planejando exigir que os fabricantes de dispositivos enviem apenas versões de 64 bits do Android se quiserem usar o Google Mobile Services começando com dispositivos que vêm com o Android 14.

Mas não está claro se a empresa realmente aceitará isso passo no próximo ano ou assim.

Enquanto isso, ainda existem muitos telefones e tablets Android que possuem processadores com núcleos de CPU de 32 bits. E é improvável que o Google encerre o suporte para aplicativos de 32 bits até que esse número diminua nos próximos anos.


Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.