Sem as complicações de fzer o root, o Google Pixel 8 agora oferece suporte à saída de vídeo, graças ao Android 14 QPR3 beta.
O smartphone Pixel 8 do Google é o primeiro telefone da empresa que você pode conectar a um monitor externo desde o Nexus 5, lançado há mais de dez anos. Ou pelo menos será muito em breve.
Antes do lançamento do Pixel 8, Kamila Wojciechowska descobriu pistas de que ele suportaria o modo USB DisplayPort Alt, permitindo que você usasse a porta USB-C do telefone para saída de vídeo.
Mas quando esse recurso chegou, você só poderia usá-lo fazendo root no seu telefone e alterando algumas configurações.
Agora você não precisa fazer nada disso. Você só precisa instalar o Android 14 QPR3 beta, ou esperar até que uma versão estável da atualização mais recente seja lançada nas próximas semanas.
Google Pixel 8 agora oferece suporte à saída de vídeo
Escrevendo para Autoridade Android, Mishaal Rahman explica que, uma vez instalada a atualização mais recente, você pode conectar um cabo USB-C para USB-C ou HDMI ao telefone, conectar a outra extremidade a um monitor compatível e uma caixa de diálogo aparecerá perguntando se desejar “espelhar para um monitor externo”.
Se você fizer isso, tudo no seu telefone Android será duplicado no seu monitor ou TV.
E se desejar uma experiência mais semelhante à de um desktop, você pode ativar a configuração do desenvolvedor em seu telefone e, em seguida, alternar a opção “forçar modo de área de trabalho” para obter uma versão simples de um sistema operacional semelhante a um desktop com janelas de aplicativos que podem ser redimensionado e movido.
Rahman observa que o modo desktop existente é bastante básico, mas o Google aparentemente está trabalhando em uma versão mais funcional que pode ser lançada com o Android 15 neste outono.
E isso ajuda a explicar por que o Pixel 8 é o primeiro membro da série Pixel a oferecer suporte à saída de vídeo, dando ao Google uma plataforma para testar o modo desktop antes de lançar a série Pixel 9.
Infelizmente, não há chance de a saída de vídeo chegar a qualquer outro dispositivo Pixel existente, porque até agora o Google desativou o DisplayPort Alt Mode no nível do hardware, impossibilitando a adição por meio de uma atualização de software.
O Pixel 8 e o Pixel 8 Pro foram os primeiros telefones com suporte de hardware, embora o software não estivesse disponível no lançamento.