Para resolver um problema criado pela atualização do bootloader Pixel, o Google permitirá que usuários do Pixel voltem para o Android 12.
A atualização para o Android 13 para o Pixel 6, Pixel 6 Pro e Pixel 6a veio com uma atualização para o bootloader Pixel. Simplificando, o bootloader é um software necessário para carregar o sistema operacional e os aplicativos em seu dispositivo.
Com a atualização, o Google impediu que os usuários do Pixel não satisfeitos com o Android 13 por qualquer motivo, revertessem seus Pixels para o Android 12.
Embora isso tenha sido feito para evitar que maus atores aproveitassem qualquer vulnerabilidade do bootloader, a atualização também impede que os desenvolvedores revertam para o Android 12 e isso é um problema.
Uma postagem feita no site Android Developers (via AndroidCentral) revela que o Google criou uma maneira de os desenvolvedores reverterem para o Android 12, embora o Google avise que isso exigirá que o telefone em questão seja apagado de todos os dados.
Google permitirá que usuários do Pixel voltem para o Android 12
O Google permitirá que usuários do Pixel voltem para o Android 12, os desenvolvedores, claro. O Google lembra os desenvolvedores de fazer backup de seus dados antes de continuar.
A postagem explica o que o Google está fazendo para os desenvolvedores:
“Para facilitar o desenvolvimento e o teste de aplicativos, fornecemos imagens modificadas do sistema Android 12 para esses dispositivos Pixel, chamadas de imagens do suporte ao desenvolvedor. As imagens do suporte ao desenvolvedor são imagens do sistema baseadas em compilações públicas e estáveis do Android 12 (API de nível 31) e a queda de recursos de 12L (API de nível 32) que também inclui uma versão atualizada do carregador de inicialização com correções de segurança e um contador anti-reversão incrementado.”
Obviamente, o proprietário médio do Pixel não desenvolvedor não deve tentar reverter para o Android 12, independentemente de esse método ser usado.
Se essas palavras não forem suficientes para você cumprir, o próprio Google observa que “as compilações do Suporte ao desenvolvedor são apenas para desenvolvedores e não são adequadas para uso geral”. Pegue? Entendi? Bom!
Além disso, os dispositivos que usam as compilações de suporte ao desenvolvedor não recebem atualizações de segurança OTA (over-the-air) e as imagens do suporte ao desenvolvedor não apresentam os patches de segurança mais recentes.
As imagens do suporte ao desenvolvedor apresentam um carregador de inicialização atualizado que inclui correções de segurança e um contador anti-reversão incrementado.
O Google observa que as imagens do Dev Support não são verificadas, versões oficiais do Android e devem ser usadas apenas por desenvolvedores de aplicativos que estão testando seus produtos.
O Google lembra os desenvolvedores de usar o rastreador de problemas se encontrarem um novo problema que ainda não foi informado.
Se você não é um desenvolvedor e queria saber se poderia reverter para o Android 12 no seu telefone da série Pixel 6, a resposta é um retumbante “Não!” E se você quiser saber por que o Google não permite que você faça isso, bem, agora você sabe.