Google permitirá encontrar celulares Android mesmo desligados

O recurso Find My Device será melhorado em breve, pois o Google permitirá encontrar celulares Android mesmo desligados.

O Google oferece há muito tempo um recurso Find My Device (Encontre meu dispositivo) que permite localizar seu telefone Android em um mapa.

Além disso, o recurso pode reproduzir um som para ajudá-lo a encontrá-lo ou bloquear ou apagar seu dispositivo para evitar que seus dados caiam nas mãos de outra pessoa.

Mas até agora isso só funciona em dispositivos que estão ligados. No futuro, você poderá encontrar um dispositivo Android mesmo quando estiver desligado ou possivelmente após a redefinição de fábrica.

Google permitirá encontrar celulares Android mesmo desligados

Google permitirá encontrar celulares Android mesmo desligados
Google permitirá encontrar celulares Android mesmo desligados

Houve vários relatórios nos últimos meses de que o Google está construindo uma “Rede Finder” destinada a rivalizar com a rede “Find My” da Apple.

Essencialmente, será capaz de alavancar milhões de telefones Android para criar uma rede que ajude a localizar telefones perdidos, fones de ouvido sem fio ou outros acessórios, possivelmente incluindo tags de rastreador Bluetooth semelhantes aos oferecidos pela Apple (AirTag), Samsung (SmartTag) e Tile.

Espera-se que a rede seja aceita e os dados do usuário serão criptografados e anonimizados para proteger sua privacidade.

Mas, a menos que o Google faça algumas alterações na maneira como os telefones Android funcionam, você ainda poderá usar o Finder Network para localizar um dispositivo Android ligado e conectado à rede.

Mas parece que algo pode mudar. De acordo com relatórios da 91Mobiles e 9to5Google, há evidências de que o Google está trabalhando em um recurso “Power-off Finder” que permitirá que um telefone emita um sinal Bluetooth que pode ser recebido por outros dispositivos na rede, mesmo que o telefone esteja desligado. .

Identificado pela primeira vez por Kuba Wojciechowski, já existe algum código para o recurso nas compilações do aplicativo Google Play Services.

Não está claro quando o recurso estará pronto para lançamento e há uma chance de que seja exclusivo para dispositivos Google Pixel, pelo menos inicialmente. Mas isso pode aproximar o Finder Network do Google de igualar o conjunto de recursos do Find My Network da Apple.

Não está claro neste momento se o Power-off Finder do Google continuará funcionando mesmo depois que um telefone for redefinido de fábrica. Isso é algo que os iPhones têm suportado nos últimos anos.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.