O Google anunciou que trará o Google Play Games para o Windows em 2022, ou seja, Google levará os jogos do Android para o Windows 10/11 no próximo ano.
Os jogos para celular se tornaram um grande negócio nos últimos anos. Mas as linhas entre os jogos para celular e para PC estão ficando cada vez mais confusas. Os usuários da Apple agora podem executar aplicativos e jogos iOS em computadores Mac recentes com Apple Silicon. E há um número crescente de maneiras de os usuários do Windows jogarem jogos do Android em um PC.
Agora, o Google anunciou que trará o Google Play Games para o Windows em 2022, o que significa que você poderá jogar os mesmos jogos em telefones e tablets Android, Chromebooks e PCs com Windows.
Google levará os jogos do Android para o Windows 10/11 no próximo ano
O Google fez o anúncio surpresa durante o The Game Awards 2021, mas foi um anúncio muito curto e sem detalhes. Em um comunicado fornecido ao 9to5Google e alguns outros sites de tecnologia, o Google explica um pouco mais.
A empresa afirma que “este produto criado pelo Google traz o melhor do Google Play Games para mais laptops e desktops” e permite “alternar perfeitamente” entre os dispositivos, sugerindo que você será capaz de começar a jogar em seu telefone e continuar de onde parou em um PC, ou vice-versa, pois tudo estará vinculado à sua conta do Google.
O Google não é a primeira empresa a prometer trazer jogos Android para um PC. É apenas a empresa com maior probabilidade de sucesso, já que o Google é a empresa por trás do Android, da Google Play Store e do serviço Google Play Games.
Atualmente, se você deseja rodar jogos Android em um PC, você tem algumas opções. Você pode usar um emulador como Bluestacks ou Genymotion. Ou se você estiver usando o Windows 11, você pode tentar a própria solução da Microsoft.
O subsistema Windows da Microsoft para Android é um recurso opcional (que ainda está em visualização), que basicamente instala um sistema operacional Android completo dentro do Windows e permite que você instale e execute aplicativos Android como se fossem aplicativos nativos do Windows.
Mas a Microsoft não fez parceria com o Google para construí-lo – a empresa, em vez disso, usou o código do Android Open Source Project e fez parceria com a Amazon para uma loja de aplicativos. Isso significa que a seleção de jogos é mais limitada e os dados do jogo não serão sincronizados entre um PC e um dispositivo móvel, a menos que você também esteja usando a Amazon Appstore em seu telefone ou tablet Android.
Você pode fazer o sideload da Google Play Store, mas dá um pouco de trabalho. E o subsistema do Windows para Android é um recurso exclusivo do Windows 11, enquanto o Google Play Games para Windows está chegando ao Windows 11 e ao Windows 10.
Mais detalhes devem estar disponíveis perto do lançamento, mas eu só espero que o plano do Google de trazer jogos Android para o Windows seja na verdade uma experiência nativa que funcione esteja você online e offline e não algum tipo de copout como um serviço de jogos em nuvem, que é algo o Google tem alguma experiência (Stadia).