Google lançou o Android 11 para telefones Pixel e outros aparelhos. Confira os principais destaques dessa importante atualização.
Após meses de testes beta, o Google finalmente lançou a versão pública do Android 11. Como esperado, a atualização mais recente do Android está disponível em todos os dispositivos Pixel, exceto o Pixel original.
Curiosamente, vários OEMs chineses, como Xiaomi, Huawei e Oppo, já anunciaram seu programa beta do Android 11. A Xiaomi disse em um tweet que os usuários do Mi 10 e Mi 10 Pro são os primeiros na fila para receber a atualização MIUI 12 baseada no Android 11.
#Android11 is ready to rock!
Mi 10 and Mi 10 Pro will be the first batch Xiaomi devices to receive the update of Android 11. @Android
Check out for more information: https://t.co/RyQkL8EQwt pic.twitter.com/bAKHrS7JX3
— MIUI (@miuirom) September 8, 2020
Google lançou o Android 11 para telefones Pixel e outros
O Android 11 vem com vários recursos interessantes que o Google gosta de colocar em três categorias diferentes – Pessoas, Controles e Privacidade.
People
Para tornar o Android mais “centrado nas pessoas”, o Google adicionou uma nova seção de Conversas à aba de notificações. A ideia é obter mensagens e chats em uma seção, facilitando a resposta. Isso separará todos os tipos de mensagens de texto de outras notificações intrusivas.
Aqui, os usuários podem priorizar as conversas e manter as mensagens de algumas pessoas sempre no topo.
Somando-se a isso está a fixação de conversas como bolhas perto da borda. É exatamente como o Facebook Messenger Chat Heads, mas agora se estende a todos os aplicativos de mensagens.
A seção de acessibilidade está recebendo um novo recurso chamado Acesso por voz. Ele adiciona “etiquetas intuitivas em aplicativos” que permitirão que você controle e navegue no telefone com comandos de voz.
Controles
Com o Android 11, o Google deseja que os usuários assumam o controle rápido de todos os dispositivos inteligentes em seu ambiente.
Nesse sentido, os desenvolvedores Android renovaram o menu do botão liga/desliga e adicionaram os controles de dispositivo. Os usuários podem controlar dispositivos inteligentes e fazer coisas como alterar a temperatura, diminuir as luzes, etc.
Além disso, o Google redesenhou os controles de mídia. A notificação de música no menu Configurações rápidas tem uma opção em que os usuários agora podem alternar rapidamente a reprodução de mídia de um dispositivo para outro.
Para completar, o Android Auto agora funciona sem fio na versão mais recente do Android.
Privacidade
Os usuários do Android 11 podem conceder permissões únicas aos aplicativos.
Em outras palavras, o aplicativo exigirá permissão de acesso na próxima vez que o usuário abrir o aplicativo. A partir de agora, as permissões do Android que podem aproveitar o recurso são o microfone, a câmera e a localização.
Com a nova atualização, os aplicativos não usados perderão todas as suas permissões, também conhecidas como redefinição automática de permissões.
Outras mudanças incluem a adição de 62 novos emojis, um gravador de tela embutido, um modo de imagem em imagem redimensionável e muito mais. Confira nosso melhor artigo sobre recursos do Android 11 para saber mais.
Embora o Android 11 tenha chegado para dispositivos Pixel e dispositivos selecionados da OnePlus, Xiaomi, OPPO e Realme, o Google diz que mais parceiros estarão “lançando e atualizando dispositivos nos próximos meses”.
Aqui está a lista completa de dispositivos que receberam ou estão prestes a receber a atualização do Android 11.
- Como instalar o relógio de xadrez Chess Clock no Linux via Flatpak
- Como instalar o jogo DevilutionX no Linux via AppImage
- Como instalar o Emulador Nintendo 64 m64p no Linux via Flatpak
- Como instalar o cubo mágico rubecube no Linux via Snap