Para a alegria dos fãs foi lançado o Google Glass Enterprise Edition 2 com processador Snapdragon XR1 e Android Oreo. Confira os detalhes desse lançamento.
Depois de se afastar seus óculos Google Glass do mercado de consumo por conta de reclamações sobre privacidade, em 2017 a empresa-mãe do Google, Alphabet, anunciou o Glass Enterprise Edition, uma versão mais focada em negócios e indústria como uma plataforma de desenvolvimento de U$$ 1.500.
Agora, o Google está de volta com um Glass Enterprise Edition 2 projetado para produção em massa.
Google Glass Enterprise Edition 2 lançado com processador Snapdragon XR1
O novo dispositivo eyeware tem um processador mais rápido, maior duração da bateria, câmera aprimorada e recursos sem fio, além de um preço reduzido de U$$ 999.
Sim. O Google Glass Enterprise Edition 2 custa U$$ 999 e roda o Android Oreo em um SoC Snapdragon XR1 quad-core de 1.7GHz com uma câmera de 8MP, WiFi-ac, BT 5.x, uma porta USB Tipo-C, e maior duração da bateria.
O Glass EE 2 é o primeiro modelo Glass a oferecer suporte ao Android Enterprise Mobile Device Management para facilitar a implantação, as atualizações e a segurança.
A empresa também anunciou um acordo com a Smith Optics para desenvolver estruturas de segurança para os óculos inteligentes.
A Smith também faz uma variedade de armações padrão para o dispositivo que se parecem mais com óculos normais.
- Como instalar o Streaming music player Nuclear no Linux via Snap
- Como transmitir vídeos para o Chromecast via terminal usando o Stream2Chromecast
- Como instalar o cliente Spotify Spot no Linux via Flatpak
- Musikcube no Linux – Conheça esse player baseado no terminal
O Glass EE 2 avança da implantação de uma pilha baseada no Android em um SoC Intel Atom para executar o Android 8.1 Oreo completo no Snapdragon XR1 da Qualcomm.
Acreditava-se que o Glass EE 2 rodasse em um Kryo 360 Snapdragon 710 octa-core, mas em vez disso ele foi implementado no Snapdragon XR1 quad-core de 1,7 GHz com foco em AR, que a Qualcomm anunciou há um ano.
O produto foi dito para oferecer uma alternativa um pouco mais acessível para o Snapdragon 845 Xtended Reality (XR), plataforma similarmente fabricada de 10nm, que tem uma configuração octa-core.
O XR1 SoC fornece controladores incorporados para rastreamento de cabeça de 3 e 6-DoF, entre outros recursos focados em AR/VR. Ele também oferece um mecanismo de inteligência artificial e um provedor avançado.
Alguns outros concorrentes de óculos inteligentes Glass EE, como o mais recente Vuzix M400 baseado em Android da Vuzix, também rodam no Snapdragon XR1.
O M400, que deve ser lançado neste verão, atualiza o antigo Vuzix M300.
Os dispositivos Vuzix e Glass II também competem em parte com os arnês de realidade aumentada (AR) mais avançados e totalmente imersos, como o recente HoloLens 2 de U$$ 3.500 da Microsoft.
O Google nunca usa o termo AR e não está claro se o dispositivo pode produzir sobreposições de AR.
Como o Vuzix, o Glass EE usa apenas um único mini-display suspenso sobre uma lente de um par de óculos leves, em vez de usar um fone de ouvido semi-imersivo como o HoloLens 2.
Todos esses produtos são projetados para serviços de campo, manufatura, agricultura, logística, saúde e outras aplicações.
Existem muitas aplicações em que um computador de mãos livres controlado por voz com um monitor AR pode acelerar tarefas como consultar manuais de manutenção ou transmitir vídeo em primeira pessoa.
A tela de 640 x 360 pixels oferece suporte a streaming de vídeo e é acompanhada por um touchpad multi-touch gesture e microfones 3x formadores de feixe para controle de voz.
O áudio pode ser emitido através de um alto-falante mono ou dispositivos de áudio USB e Bluetooth.
Como antes, há uma câmera de 8 megapixels, mas dizem oferecer ‘melhor desempenho e qualidade’, com um campo de visão de 80 graus. Um LED de privacidade na frente indica quando a câmera está operando.
O Glass EE 2 é equipado com 3GB LPDDR4, 32GB eMMC, 802.11ac de banda dupla e Bluetooth 5.x – todos os quais são melhorias em relação ao modelo anterior.
Outro aprimoramento é uma bateria de 820mAh com maior duração de bateria e carregamento mais rápido, graças a uma nova porta de carregamento USB 2.0 Type-C.
O Glass EE 2 integra uma IMU com acelerômetro e giroscópio de 6x e um único magnetômetro de 3 eixos. O dispositivo resistente a água e poeira, de 46 gramas, possui sensores para detecção da cabeça e tela de visualização.
Não houve menção de um SDK ou compatibilidade retroativa da aplicação com o modelo anterior.
O Glass Enterprise Edition 2, do Google, parece estar disponível a partir de U$$ 999. Mais informações podem ser encontradas no anúncio do blog do Google Glass EE 2 e na página do produto Glass EE 2.
O que está sendo falado no blog
- Distribuição Antergos está sendo descontinuada! R.I.P.
- Linus Torvalds iniciou o desenvolvimento do kernel 5.2
- Tails 3.14 lançado – Confira as novidades e veja onde baixar
- Firefox 67 lançado com bloqueio a Cryptominer e melhor desempenho
- Governo da Coréia do Sul está mudando para o Linux