Fatos recentes indicam de que o Google estaria evitando atualizar seus apps iOS para evitar fornecer informações sobre os dados que coleta.
Acho que a esta altura, e num blog como este, não há ninguém que não saiba que existem empresas que pouco ou nada respeitam a nossa privacidade.
As mais importantes são o Facebook e o Google, ambas empresas cuja fonte de receita mais importante é a publicidade. Para poderem nos oferecer anúncios personalizados, eles precisam de nossas informações e sabem quase tudo sobre nós.
Empresas como Firefox ou Apple querem que isso mude, mas é claro que nem todo mundo pensa o mesmo.
Este novo episódio sobre privacidade começou em setembro. A Apple lançou o iOS 14, e uma de suas novidades foi uma função que informava os usuários sobre os dados coletados por qualquer aplicativo.
O Facebook reclamou disso antes do lançamento da versão estável do iOS 14, motivo pelo qual a empresa de Cupertino atrasou a chegada desse recurso para o iOS 14.3.
Mark Zuckerberg também encheu os jornais com anúncios atacando a Apple, alegando que isso seria ruim para as PMEs, mas Tim Cook e sua equipe seguiram com seu plano: a função de privacidade agora está disponível.
Agora, qualquer desenvolvedor que deseja entregar um aplicativo para a iOS App Store deve fornecer novas informações, especificamente quais dados ele coleta do usuário que instala e executa o referido aplicativo.
Nesse ponto, o Google estaria evitando atualizar seus aplicativos iOS e evitar fornecer informações sobre os dados que coleta.
Google estaria evitando atualizar seus apps iOS para evitar fornecer informações sobre os dados que coleta
Conforme relatado pela Fast Company, o Google atualizou seus aplicativos em 7 de dezembro, um dia antes de a Apple forçar os desenvolvedores a adicionar essas informações aos seus aplicativos.
No momento, se entrarmos na seção do novo recurso iOS 14.3, veremos apenas a mensagem “Nenhum detalhe foi fornecido”.
Qualquer usuário cético, como eu, pode pensar que não se passou um mês desde a última atualização e que isso pode não significar nada, mas acontece que os aplicativos Android carregaram atualizações, várias, na verdade, o que faz pensar que o Google simplesmente não quer ser transparente.
A outra possibilidade é que a empresa esteja reescrevendo seus aplicativos para que eles não coletem tanta informação, pois, se muito for “roubado” de nós, só teriam má publicidade.
Agora duas coisas precisam ser vistas: quando o Google atualiza seus aplicativos iOS e o que diz nesta seção de privacidade.
Pessoalmente, estou ansioso por esse momento, e provavelmente alguém vai acabar procurando alternativas para seus aplicativos e serviços.