Segundo Dinsan Francis, do ChromeStory, o Google está trazendo o rival do Apple AirDrop para Linux, Windows e Mac. Conheça o Compartilhamento Próximo.
O AirDrop tem sido um recurso elogiado por muitos pela conveniência de tornar o compartilhamento de conteúdo entre dispositivos Apple, e agora parece que o Google também não quer ser ignorado.
Embora o recurso Compartilhamento Próximo (Nearby Sharing) já esteja disponível no Android, o Google está direcionando uma expansão com o potencial de tornar esse recurso um recurso amplamente usado para todos os proprietários de um dispositivo executando seu sistema operacional móvel.
Mais especificamente, o recurso Compartilhamento Próximo pode se expandir para além dos dispositivos Android e também entrar no ar no Windows, Linux, macOS e Chrome OS, tudo graças à integração do Chrome.
Google está trazendo o rival do Apple AirDrop para Linux, Windows e Mac
Em outras palavras, o compartilhamento próximo fará parte da linha de recursos do navegador Google Chrome, cuidando de todo o compartilhamento, independentemente da plataforma.
De acordo com uma descoberta recente compartilhada por Dinsan Francis, do ChromeStory, o recurso já foi implementado na versão Canary do Google Chrome, o que significa que está atualmente em uma fase de teste bastante avançada.
Nearby Sharing shows up in #chromebook settings pic.twitter.com/Z2V5UrgPT4
— Dinsan (@_dinsan) June 19, 2020
Por incrível que pareça, se ele pousar no Windows, o Compartilhamento Próximo terá que competir com o recurso semelhante da Microsoft chamado … Compartilhamento Próximo.
Anunciado com o lançamento do Windows 10 versão 1803 e oferecido aos usuários em todas as atualizações de recursos desde então, o Compartilhamento Próximo permite aos usuários do Windows 10 compartilhar documentos, fotos, vídeos, links para sites e basicamente qualquer coisa que possa ser compartilhada corretamente do Action Center, desde que o Bluetooth e o Wi-Fi estejam ativados.
O Google ainda não anunciou a expansão do compartilhamento próximo para outras plataformas. Por enquanto, é apenas um teste que a empresa não está pronta para confirmar.
No entanto, dado o estágio avançado de desenvolvimento que o recurso alcançou, uma vez que já está sendo testado nas versões públicas do Google Chrome Canary, há uma boa chance de não estarmos muito longe de um anúncio oficial a esse respeito.
- Como instalar o jogo The Gates no Linux via Flatpak
- Como instalar o aplicativo educacional TuxMath no Linux
- Como instalar o relógio de xadrez Chess Clock no Linux via Flatpak
- Como instalar o jogo DevilutionX no Linux via AppImage