Google está trabalhando em um concorrente para o o1 do ChatGPT

De acordo com a Bloomberg, o Google está trabalhando em um concorrente para o o1 do ChatGPT, que terá raciocínio de IA de nível humano.

A competição no desenvolvimento de inteligência artificial está ficando mais acirrada. OpenAI e Google são dois dos principais nomes no segmento de IA.

OpenAI começou na frente, com o Google tentando alcançar Gemini e outros desenvolvimentos. Em linha com isso, novos relatórios afirmam que o Google está trabalhando para aumentar as capacidades de raciocínio de seu modelo de IA para corresponder ao o1 do ChatGPT.

Google está trabalhando em um concorrente para o o1 do ChatGPT

Google está trabalhando em um concorrente para o o1 do ChatGPT
Google está trabalhando em um concorrente para o o1 do ChatGPT

OpenAI anunciou o o1 este mês como um novo modelo integrado ao serviço ChatGPT. O modelo não é um sucessor de modelos anteriores como GPT-4 ou GPT-4o, mas uma abordagem diferente.

O modelo o1 é projetado para oferecer níveis de raciocínio semelhantes aos humanos, levando mais tempo para “pensar” a fim de fornecer uma saída mais detalhada.

o1 parece especialmente útil para requisitos complexos ou problemas relacionados a áreas como matemática e codificação. OpenAI estava trabalhando no o1 sob o codinome “Strawberry”.

Atualmente, o Google não tem nada que possa competir com o modelo de IA o1 da OpenAI. No entanto, de acordo com a Bloomberg, a gigante de Mountain View já está trabalhando em um modelo de IA de raciocínio avançado para integrar seus serviços.

Assim como a OpenAI, o novo modelo não seria o próximo grande salto da empresa. Seria mais como uma melhoria em seus modelos de IA existentes. O Google não quer que seu modelo de raciocínio de IA Gemini fique muito atrás da concorrência.

O relatório revela que o Google está usando uma técnica chamada prompting de cadeia de pensamento.

A empresa foi pioneira nessa técnica, que consiste em a IA levar em consideração não apenas o prompt principal do usuário, mas também um conjunto de prompts relacionados para oferecer uma resposta complexa na forma de um resumo.

No momento, não há informações sobre a disponibilidade ou mesmo o nome do novo modelo do Google. Espero que mais detalhes surjam nas próximas semanas.

Sair da versão mobile