Google está matando o recurso Chrome Lite do Chrome para Android

O Google está matando o recurso Chrome Lite do Chrome para Android, que fornecia economia de dados para quem não possui planos ilimitados.

Embora muitos de nós tenham a sorte de morar em países onde os dados móveis são fáceis de obter e as operadoras oferecem planos de dados ilimitados (ou quase ilimitados), esse não é o caso de outras partes do mundo.

É por isso que, alguns anos atrás, vimos uma onda de aplicativos “lite” projetados para serem mais amigáveis ​​aos dados.

O Google incorporou funcionalidade semelhante em seu navegador Chrome para Android chamado Data Saver em 2014, antes de renomeá-lo para Chrome Lite.

Infelizmente, para aqueles que confiam no recurso para ajudar a reduzir o consumo de dados, o Google anunciou que abandonará o recurso na próxima grande atualização de seu aplicativo Android.

Google está matando o recurso Chrome Lite do Chrome para Android

Google está matando o recurso Chrome Lite do Chrome para Android

Se você mora em um país onde os dados são relativamente baratos ou se você usa um plano de dados ilimitado, é provável que isso não o afete tanto quanto os outros, mas temos certeza de que alguns usuários sentirão falta do recurso uma vez que ele se foi.

Sobre a mudança, o Google se justificou dizendo que:

“Em 29 de março de 2022, com o lançamento do Chrome M100 para o canal estável, desativaremos o modo Lite, um recurso do Chrome para Android que introduzimos em 2014 como Chrome Data Saver para ajudar as pessoas a usar menos dados móveis em seus telefones e carregar páginas da web mais rapidamente.”

“Nos últimos anos, observamos uma diminuição no custo de dados móveis em muitos países e enviamos muitas melhorias para o Chrome para minimizar ainda mais o uso de dados e melhorar o carregamento de páginas da web. Embora o modo Lite esteja desaparecendo, continuamos comprometidos em garantir que o Chrome possa oferecer uma experiência rápida de carregamento de páginas da Web em dispositivos móveis.”

Enfim, embora o recurso seja útil para alguns usuários, na visão do Google, ele perdeu sua utilidade.

Deixe um comentário

Sair da versão mobile