Criado para reduzir o uso de dados em dispositivos mobile, o Google está matando o modo Lite no Chrome para Android.
O navegador Chrome do Google para Android tem uma opção de modo Lite projetada para reduzir o uso de dados usando os servidores do Google para compactar o conteúdo da web antes de enviá-lo ao seu dispositivo.
Introduzido pela primeira vez em 2014 como modo de economia de dados, o nome foi alterado para modo Lite há alguns anos.
E, agora, o Google diz que está aposentando o recurso completamente.
Google está matando o modo Lite no Chrome para Android
Em uma postagem no fórum de ajuda do Google Chrome, um gerente de suporte do Google Chrome diz que o modo Lite não estará mais disponível quando o Chrome M100 estável for lançado em 29 de março de 2022.
De acordo com o Android Police, uma versão mais antiga do navegador do Google não permitirá que você continue usando o modo Lite – ele não funcionará mais em nenhuma versão do Chrome para Android após 29 de março, mesmo que ainda haja uma alternância no seu navegador.
Isso é possível porque o recurso é alimentado pela compactação do lado do servidor. Depois que o Google desativa os servidores, não há como o modo Lite funcionar.
O Google diz que está desconectando o modo Lite agora porque não é mais tão necessário hoje quanto era quando o recurso foi introduzido pela primeira vez há 8 anos, porque:
- Os custos de dados móveis caíram em “muitos países”.
- O Chrome recebeu várias atualizações para ajudar a reduzir o uso de dados e melhorar a velocidade de carregamento da página, mesmo sem compactação no servidor.
É claro que o primeiro ponto virá como um conforto frio para pessoas que não estão em um dos muitos países onde os custos de dados são mais baixos hoje do que eram no passado… ou pessoas que estão em planos sem fio com dados limitados por outros motivos.