Google encerrará o serviço Cloud Print até o final do ano de 2020

Má notícia para os usuários do maior serviço de impressão remota da atualidade: Google encerrará o serviço Cloud Print até o final do ano de 2020.

Os produtos do Google são conhecidos por todos e a pessoa que não conhece nenhum deles é muito rara, mesmo que não seja um usuário deles. Muitos são os produtos e visam cobrir as diferentes necessidades das pessoas.

Google encerrará o serviço Cloud Print até o final do ano de 2020
Google encerrará o serviço Cloud Print até o final do ano de 2020

Infelizmente, os produtos do Google também são bem conhecidos porque precisam ser abandonados pela empresa, se perceber que não há mais uma grande demanda por eles.

E foi isso que aconteceu depois dos anúncios do fechamento dos serviços de mensagens do Hangouts e do Google Talk, bem como da plataforma de rede social do Google+ e da ferramenta de gerenciamento de blogs Blog Compass.

Agora, outro serviço do Google está prestes a ir ao cemitério de serviços e é o Cloud Print, o Serviço de Impressão em Nuvem, que permite que qualquer aplicativo (web, móvel, desktop) em qualquer dispositivo imprima em qualquer impressora conectada à nuvem.

Google encerrará o serviço Cloud Print até o final do ano de 2020

Para quem ainda não conhece, este serviço permite que você imprima facilmente da Web usando o Google Chrome (mesmo em impressoras sem conexão à Internet). O Cloud Print foi um serviço útil, pois funciona tanto no desktop quanto no dispositivo móvel e oferece benefícios estendidos às impressoras mais antigas.

Apesar disso, recentemente o Google anunciou que o Cloud Print encerrará seus serviços em 31 de dezembro de 2020, confirmando a eliminação deste serviço:

“O Cloud Print, a solução de impressão em nuvem do Google que está em beta desde 2010, não será mais compatível em 31 de dezembro de 2020. A partir de 1º de janeiro de 2021, dispositivos em todos os sistemas operacional não será mais impresso com o Google Cloud Print. Sugerimos que você identifique uma solução alternativa e execute uma estratégia de migração no próximo ano.”


Embora, para os olhos do Google, o serviço pareça não ser mais útil, a realidade é que o Cloud Print pode ser visto como uma excelente opção que permite trabalhar com a impressora a partir de dispositivos móveis, dos mais modernos aos mais básicos, e impressão do Chrome e Chrome OS ou até remotamente pela Internet.

Essa foi uma excelente ideia que permite que você use uma impressora em qualquer computador sem precisar recorrer a configurações exaustivas, configurá-la em rede, etc.

Basicamente, o servidor Cloud Print foi integrado a todas as cópias do navegador Chrome e sua impressora provavelmente estava conectada a um computador com o Chrome em algum momento, por meio de uma rede local ou de um cabo USB.

O Google cuidou do resto, porque você pode acessar a impressora de praticamente qualquer lugar através de uma conta do Google, enquanto o computador local estiver ligado.

O Cloud Print foi integrado a outros serviços do Google, como Gmail, Google Docs e Chrome, e foi originalmente posicionado como uma solução de impressão para o Chrome OS.

Mas com o Chrome OS, que agora oferece serviços de impressão nativos, a impressão em nuvem tornou-se redundante.

A esse respeito, a empresa observa que as soluções de impressão nativas do Chrome OS melhoraram significativamente desde o lançamento do Google Cloud Print em 2010 e promete que a impressão nativa do Chrome OS continuará se beneficiando de mais recursos ao longo do tempo.

A empresa também destacou muitos dos mesmos recursos do Chrome OS que já estão online ou serão adicionados à função de impressão nativa do sistema operacional até o final do ano.

Embora a empresa não tenha indicado por que o Cloud Print deve terminar, ele entrará em uma longa lista do cemitério de produtos do Google. O Google agora possui 109 serviços em seu cemitério desde 2006. Se você gosta dessa ferramenta, só resta um ano para aproveitá-la.

Por fim, a empresa recomenda que os usuários procurem uma alternativa ao Cloud Print ou simplesmente se limitem ao uso local.

Bom. Você conhece alguma outra alternativa ao Cloud Print que funcione no Linux? Deixe sua informação (e sua opinião) nos comentários e ajude os futuros órfãos do Cloud Print!

O que está sendo falado no blog

No Post found.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.