Entenda porque o Google desaconselha desativar sites durante a pandemia. Confira as dicas e conselhos de John Mueller sobre o assunto.
Em tempos de pandemia e isolamento, é normal as pessoas abandonarem o trabalho e suas tarefas. Isso também acontece com os sites (não com este aqui, o Blog continuará ativo).
O Google adverte as empresas contra a desativação de seus sites durante o COVID-19 e, em vez disso, recomenda limitar sua funcionalidade para evitar ser penalizado nos resultados da Pesquisa do Google.
Google desaconselha desativar sites durante a pandemia
As orientações publicadas pelo analista de tendências para webmasters do Google, John Mueller, respondem a perguntas de empresas que desejam interromper seus negócios on-line e reduzir o impacto na Pesquisa do Google.
Mueller explicou que:
“Essas recomendações são aplicáveis a qualquer empresa com presença on-line, mas principalmente para aqueles que interromperam a venda de seus produtos ou serviços on-line.”
Limite a funcionalidade do seu site
A recomendação do Google é evitar, se possível, o desligamento completo de um site, mesmo quando os funcionários trabalham nos horários domésticos durante os bloqueios por coronavírus, mas não permitem mantê-los atualizados.
Essa abordagem deve ser seguida especialmente nos casos em que os negócios on-line de uma empresa devem retomar novamente, de acordo com Mueller.
Limitar a funcionalidade de um site permitirá que os webmasters reduzam possíveis efeitos negativos da Pesquisa Google resultantes da presença reduzida do site por um determinado período de tempo.
Os proprietários e administradores de sites são aconselhados a tomar uma ou mais das seguintes medidas, em vez de desligar seus sites:
- Desativar a funcionalidade do carrinho: esta é a abordagem mais simples, que não altera nada na visibilidade de pesquisa de um site.
- Informar aos clientes o que está acontecendo: use um banner para informar aos clientes as alterações pelas quais o negócio e o site estão passando.
- Atualize os dados estruturados do site: mantenha as informações de disponibilidade do produto atualizadas.
- Verifique o feed do Merchant Center: siga as práticas recomendadas para os atributos de disponibilidade listados no Merchant Center.
- Diga ao Google que você mudou: solicite ao Google que rastreie novamente seu site usando os sitemaps ou o Search Console.
Mueller acrescentou o seguinte:
“Essa é a abordagem recomendada, pois minimiza quaisquer efeitos negativos na presença do seu site na Pesquisa. As pessoas ainda podem encontrar seus produtos, ler resenhas ou adicionar listas de desejos para que possam comprar posteriormente.”
Desativar sites por um período muito limitado
Se você não puder seguir a abordagem recomendada de limitar a funcionalidade do seu site para lidar com a pausa nos pedidos ou a diminuição da capacidade de atualização, existem opções para reduzir o impacto de uma remoção total do site.
Mueller explicou que:
“Essa é uma medida extrema que deve ser tomada apenas por um período muito curto (alguns dias no máximo), pois, de outra forma, terá efeitos significativos no site do Search, mesmo quando implementado adequadamente”
“Lembre-se de que seus clientes também podem encontrar informações sobre seus produtos, serviços e sua empresa, mesmo que você não esteja vendendo nada no momento.”
Aqui estão as opções que você tem nessa situação:
- Para desativar o site com urgência por um a dois dias: retorne uma página de erro informativa com um código de resultado HTTP 503 em vez de todo o conteúdo. Certifique-se de seguir as práticas recomendadas para desativar um site.
- Para desativar o site por mais tempo: forneça uma página inicial indexável como espaço reservado para os usuários encontrarem na Pesquisa usando o código de status HTTP 200.
- Para ocultar rapidamente o site na Pesquisa (considerando as opções): remova-o temporariamente da Pesquisa.
Efeitos colaterais após desativar sites
Entre os efeitos colaterais resultantes da desativação do site, os webmasters notarão que os Painéis de Conhecimento estão perdendo informações, a verificação do Search Console falha e a perda de informações comerciais nos resultados da Pesquisa.
Os clientes também terão problemas para encontrar informações precisas em primeira mão na Pesquisa Google e precisarão confiar nas informações de recursos da web de terceiros.
Para completar, quando um site é desativado sem notificação, os clientes não sabem o motivo pelo qual isso aconteceu sem aviso prévio.
⚡️⚡️⚡️ Do you need to hit pause on your online business for some time? We just published some do's and don't's to help you with maintaining your site's presence in search. Check it out! ⚡️⚡️⚡️https://t.co/vmTJxWDVnn
— Google Search Central (@googlesearchc) March 26, 2020
Os webmasters também podem pedir ao Google para rastrear seus sites com menos frequência pelo Search Console durante funcionalidades limitadas, mas não deve impedir que nenhuma região específica acesse seus negócios on-line temporariamente ou de outra forma.
E Mueller concluiu:
“Esperamos que, com essas informações, você possa ter seus negócios on-line em funcionamento rapidamente quando chegar a hora. Se você encontrar algum problema ou dúvida ao longo do caminho, não hesite em usar nossos canais públicos para obter ajuda.”
- Como instalar o driver para o controle do Xbox no Ubuntu
- Como instalar o NeoGeo Pocket Emulator no Linux via Snap
- Como instalar o jogo Space Station 14 no Linux via Flatpak
- Como habilitar o repositório Games no openSUSE