Google criou previsão do tempo quase instantânea com inteligência artificial

Um artigo no Google AI Blog informou que o Google criou previsão do tempo quase instantânea com inteligência artificial. Confira os detalhes dessa nova tecnologia.

O Google está levando o poder de seus algoritmos de IA e aprendizado de máquina para o desenvolvimento de previsões meteorológicas mais rápidas e precisas.

Em uma postagem no blog, o Google descreve um novo modelo desenvolvido pela empresa chamado ‘nowcasting’, que afirma ter mostrado sucesso inicial em ser capaz de prever com precisão os padrões climáticos com resultados ‘quase instantâneos’.

Google criou previsão do tempo quase instantânea com inteligência artificial

Google criou previsão do tempo quase instantânea com inteligência artificial

De acordo com o artigo, o método é capaz de produzir previsões com até seis horas de antecedência em apenas cinco a 10 minutos – números que, segundo ele, superam os modelos tradicionais, mesmo em estágios iniciais.

Embora algumas previsões tradicionais gerem grandes quantidades de dados, elas também podem levar horas para serem concluídas.

No artigo, o Google diz que:

“Uma vantagem significativa do aprendizado de máquina é que a inferência é computacionalmente barata, dado um modelo já treinado, permitindo previsões quase instantâneas e com alta resolução nativa dos dados de entrada.”

“Se demorar 6 horas para calcular uma previsão, isso permitirá apenas de 3 a 4 execuções por dia e resultará em previsões baseadas em dados com mais de 6 horas de duração, o que limita nosso conhecimento do que está acontecendo no momento. Por outro lado, o nowcasting é especialmente útil para decisões imediatas, desde roteamento de tráfego e logística até planejamento de evacuação.”

Quando o Google comparou sua precisão a três modelos tradicionais atuais usando dados climáticos históricos entre 2017 e 2019, os pesquisadores descobriram que o desempenho era igualmente bom, se não melhor.

A capacidade de fazer previsões rápidas e rápidas pode vir a ser especialmente útil à medida que o clima global muda, fazendo com que os padrões climáticos se tornem mais irregulares, e às vezes, mais extremos.

Embora a velocidade esteja entre os principais benefícios do modelo do Google, a empresa diz que o broadcast agora ainda está sendo superado pelos métodos tradicionais de previsão, quando se trata de previsões a longo prazo.

Como resultado, é improvável que o novo sistema do Google substitua inteiramente os modelos tradicionais de previsão, mas ele será usado para complementá-los e preencher lacunas na cobertura de curto prazo.

E, conforme observado pelo The Verge, o Google não é o único a desenvolver maneiras novas e avançadas de prever o clima. Tanto a IBM quanto a Monsanto estão trabalhando em seus próprios métodos.

O que está sendo falado no blog

Post Views: 370

Deixe um comentário

Sair da versão mobile