Após um incidente que atrapalhou a vida dos usuários, o Google corrigiu o bug do gerenciador de senhas do Chrome que oculta credenciais.
A interrupção começou na quarta-feira da semana passada (24/07), afetando usuários em todo o mundo que dependem da ferramenta interna do Chrome para armazenar e preencher automaticamente suas senhas.
E agora, o Google corrigiu um bug no Gerenciador de Senhas do Chrome que fazia com que as credenciais do usuário desaparecessem temporariamente por mais de 18 horas.
Google corrigiu o bug do Gerenciador de Senhas do Chrome
Em um relatório de incidente do Google Workspace, a empresa diz que o problema afetou aproximadamente 2% de todos os usuários do Windows que já haviam atualizado para o Chrome 127, a versão mais recente do navegador — cerca de 15 milhões de pessoas.
Alguns usuários do Chrome relataram que todas as suas senhas desapareceram após a atualização para a versão 127.0.6533.73, enquanto outros eram constantemente solicitados a salvar as senhas após cada login.
“Tenho alguns clientes que perderam todas as senhas. Importar um backup de suas senhas desaparece imediatamente. O Chrome não salva novas senhas. Muito frustrante”, disse outro.
Agora, o Google publicou um relatório preliminar de análise de causa raiz, vinculando a interrupção mundial a uma “mudança no comportamento do produto” e confirmando que uma correção foi enviada na quinta-feira.
“Os usuários afetados não conseguiram encontrar senhas no gerenciador de senhas do Chrome. Os usuários podem salvar senhas, mas elas não estavam visíveis para eles. O impacto foi limitado à versão M127 do navegador Chrome na plataforma Windows”, diz a empresa.
“A partir da análise preliminar, a causa raiz do problema é uma mudança no comportamento do produto sem proteção de recursos adequada. Os engenheiros do Google atenuaram o problema implantando uma correção.”
Após implementar a correção, o Google também recomendou que os usuários reiniciassem seus navegadores para garantir que o bug não afetasse mais seus gerenciadores de senhas.
“Embora uma solução temporária tenha sido fornecida durante o incidente, após a implementação completa da correção, os usuários estão sendo aconselhados a reiniciar seus navegadores Chrome para garantir que a correção entre em vigor”, acrescentou o Google.
Se a correção não chegar ao seu sistema mesmo após reiniciar o navegador Chrome, o Google sugere iniciá-lo com o sinalizador de linha de comando “--enable-features=SkipUndecryptablePasswords
” usando estas etapas:
- Localize o atalho do Chrome na área de trabalho. Se você não o tiver, vá para chrome://settings/manageProfile e ative “Criar atalho na área de trabalho” na parte inferior.
- Saia completamente do Chrome
- Vá para a área de trabalho e clique com o botão direito do mouse no atalho, depois clique em Propriedades.
- No campo de destino, cole a seguinte string no final “
--enable-features=SkipUndecryptablePasswords
“. - Feche a caixa de diálogo com OK e inicie o Chrome usando este atalho.