Informações indicam que o Google começou a remover o suporte a FTP do Chrome. Confira os detalhes dessa mudança e como ela acontecerá.
O FTP ou File Transfer Protocol é uma (antiga) forma de transferir arquivos entre computadores que é suportado pela maioria dos navegadores web. Mas até quando?
Os desenvolvedores do Google queriam remover o suporte a FTP do navegador Google Chrome há algum tempo e têm lentamente diminuído seu suporte.
- Como instalar o navegador Microsoft Edge Dev no Linux via Flatpak
- Como instalar o navegador Opera developer no Linux via Snap
- Como instalar o navegador Vieb no Linux via AppImage
- Como instalar o navegador ungoogled-chromium no Linux via Flatpak
Google começou a remover o suporte a FTP do Chrome
Sim. Em uma série de alterações de código propostas e uma “intenção de remover“, o final está próximo para o protocolo FTP no Chrome.
Em uma sequencia de posts de bugs criados ao longo dos anos, os desenvolvedores do Google deixaram claro que preferem se livrar do protocolo FTP do que suportá-lo.
Isso levou a um lento rasgo de recursos até que não restou muito do protocolo FTP.
- Como instalar o jogo Sonic 3: Angel Island Revisited no Linux via Flatpak
- Como instalar o jogo The Gates no Linux via Flatpak
- Como instalar o aplicativo educacional TuxMath no Linux
- Como instalar o relógio de xadrez Chess Clock no Linux via Flatpak
Em uma postagem feita recentemente para a lista de discussão Chromium blink-dev, o Google finalmente anunciou a “Intenção de remover” o FTP do Chrome devido à falta de uso e suporte para a transferência de arquivos por conexões criptografadas.
“A atual implementação de FTP no Google Chrome não tem suporte para conexões criptografadas (FTPS), nem proxies. O uso de FTP no navegador é suficientemente baixo para que não seja mais viável investir na melhoria do cliente FTP existente. Além disso, clientes FTP mais capazes estão disponíveis em todas as plataformas afetadas.”
O post continua dizendo que agora é hora de finalmente remover o que resta do protocolo FTP do navegador.
“Os recursos remanescentes da implementação de FTP do Google Chrome estão restritos à exibição de uma listagem de diretório ou ao download de um recurso por conexões não criptografadas. Gostaríamos de reprovar e remover essa funcionalidade restante em vez de manter uma implementação de FTP insegura.”
Embora a intenção de remover tenha acabado de ser publicada hoje à noite, o desenvolvedor do Google Justin Tervay já está trabalhando para implementar as alterações necessárias para desativar o FTP no Chrome e avaliar o impacto dessa alteração.
A desativação do FTP está atualmente agendada para o Chrome 80 nas versões Stable, com a remoção definitiva de código e recursos relacionados ao FTP no Chrome 82.
Via BleepingComputer
O que está sendo falado no blog
- Descoberta uma falha no Bluetooth que deixa os dispositivos vulneráveis
- Canonical lançou novas atualizações de kernel para o Ubuntu e derivados
- Kernel 5.4 removerá o suporte aos processadores Intel IOP33X e IOP13XX
- QEMU 4.1 lançado com melhorias para diferentes arquiteturas
- Google começou a remover o suporte a FTP do Chrome