Google Cloud irá oferecer Ubuntu em VMs T2A baseadas em ARM

Graças a uma parceria, o Google Cloud irá oferecer Ubuntu em VMs T2A baseadas em ARM. Confira os detalhes dessa novidade.

O Google Cloud Platform é uma suíte de computação em nuvem oferecida pelo Google, funcionando na mesma infraestrutura que a empresa usa para seus produtos dirigidos aos usuários, dentre eles o Buscador Google e o Youtube.

E o Ubuntu é o sistema operacional da Canonical baseado no kernel Linux e no Debian.

Agora, a Canonical informou ao site 9to5linux.com que fez uma parceria com o Google Cloud para oferecer o popular sistema operacional Ubuntu Linux em máquinas virtuais T2A baseadas em ARM.

Google Cloud irá oferecer Ubuntu em VMs T2A baseadas em ARM

Google Cloud irá oferecer Ubuntu em VMs T2A baseadas em ARM
Sim. O Google Cloud irá oferecer Ubuntu em VMs T2A baseadas em ARM. A Canonical e o Google Cloud formaram uma parceria em que os usuários se beneficiariam da execução do sistema operacional Ubuntu Linux em uma infraestrutura de nuvem segura, escalável e altamente econômica.

As duas empresas trabalharam em uma imagem otimizada do Ubuntu que se encaixa perfeitamente na visualização das máquinas virtuais Tau T2A (VMs) baseadas na arquitetura Ampere Altra ARM no Google Compute Engine (GCE).

Essas VMs em nuvem baseadas no Ubuntu podem ser usadas para executar todos os tipos de cargas de trabalho de computação de missão crítica, incluindo servidores de aplicativos, caches na memória, aprendizado de máquina (ML), microsserviços e bancos de dados de código aberto.

Além disso, a plataforma baseada em ARM também é adequada para novos casos de uso como o Anbox Cloud, a solução da Canonical para executar o Android em alta escala em qualquer nuvem.

A Canonical diz que tanto o mais recente Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish) quanto o próximo lançamento do Ubuntu 22.10 (Kinetic Kudu) de seu popular sistema operacional baseado em Linux são suportados nas máquinas virtuais T2A do Google Cloud.

Jamie Kinney, gerente de produto sênior do Google Compute Engine, disse que:

“Com o lançamento de VMs T2A no Google Cloud e as imagens correspondentes do Ubuntu suportadas pela equipe da Canonical, aproveitamos nossos investimentos conjuntos com a Canonical para otimizar a experiência dos clientes na arquitetura ARM. Juntos, oferecemos aos clientes a capacidade de usar seus pacotes e bibliotecas familiares no sistema operacional mais popular.”

A Canonical está comprometida em oferecer suporte ao Ubuntu em ARM para todos os seus domínios que funcionam em todo o continuum de computação, incluindo Nuvem Pública, Nuvem Privada, Micro Nuvem e Internet das Coisas (IoT).

Para começar a usar o Ubuntu nas máquinas virtuais Tau T2A do Google Cloud, tudo o que você precisa fazer é escolher o tipo de máquina Tau T2A e o Ubuntu como o sistema operacional de escolha ao criar uma nova máquina virtual em sua conta do Google Compute Engine.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.