Para retirar a falsa impressão que alguns sites são seguros, em breve o Google Chrome removerá o ícone de cadeado para sites HTTPS.
A maioria dos navegadores modernos usa um ícone de cadeado para informar se você está visitando um site que usa HTTPS para conexões seguras ou não.
Mas o Google diz que nos últimos anos o HTTPS se tornou a regra e não a exceção, e até mesmo sites de phishing usam HTTPS atualmente. Em outras palavras, o ícone de cadeado não indica que um site é seguro. Apenas indica que está usando HTTPS.
Assim, o Google anunciou planos para retirar o ícone de cadeado e substituí-lo por um novo ícone que não implique em segurança.
Google Chrome removerá o ícone de cadeado para sites HTTPS
Ainda este ano, o navegador Chrome começará a mostrar um ícone de “afinação” em vez de um cadeado.
O Google diz que isso não significa que um site é confiável e também deixa mais claro para os usuários que eles podem clicar no ícone para ver mais informações e ajustar as configurações, já que se parece mais com um aplicativo de configurações típico.
Esse último ponto não é exatamente novo: você já pode clicar no ícone de cadeado para visualizar uma janela pop-up que mostra mais informações sobre um site, bem como opções para ajustar como seu navegador lida com cookies de terceiros e dados do site, entre outras coisas.
Mas o Google sugere que muitos usuários não sabem disso, já que o ícone de cadeado não se parece muito com um botão de menu típico.
O Google diz que lançará o novo ícone com o Chrome 117, que deve ser lançado em setembro de 2023. Mas as pessoas que executam versões beta, dev ou canal canário do Chrome podem vê-lo mais cedo.
Na verdade, uma versão inicial do novo ícone já está disponível para usuários que executam as compilações do Chrome Canary, embora você precise ativá-lo por meio do sinalizador chrome://flags#chrome-refresh-2023
.
A empresa diz que o novo ícone chegará às versões de desktop do navegador Chrome, bem como à versão do Android. Mas como o ícone de cadeado nunca foi clicável na versão iOS do Chrome, o Google o removerá completamente.
Quando você visita sites que não usam conexões HTTPS, o Chrome continua marcando-os como inseguros.