Aproveitando que possuem a mesma base, o Google Chrome recebeu uma melhoria que veio do Microsoft Edge. Confira os detalhes desse colaboração.
No final de 2018, a Microsoft anunciou que o navegador Edge do Windows 10 usaria a plataforma de código aberto Chromium como base. Desde então, o Edge agora é construído com base no Chromium, e a Microsoft tem contribuído ativamente para a plataforma de código aberto e as melhorias ocultas beneficiam o Edge e o Chrome.
O Microsoft Edge vem com seu próprio conjunto de recursos exclusivos, como coleções, proteção de privacidade e um recurso bacana que permite enviar várias guias para outra janela diretamente através do menu de contexto.
O Google Chrome já adicionou a capacidade de enviar uma única aba para uma nova janela, mas, diferentemente do Microsoft Edge, não pode enviar várias aba.
Chrome recebeu uma melhoria que veio do Microsoft Edge
Como o Microsoft Edge e o Chrome agora compartilham a mesma base de código, um engenheiro do Chrome fez a solicitação incomum de pedindo a um engenheiro da Microsoft que portasse seu recurso exclusivo do Edge para o Chromium.
O engenheiro da Microsoft aceitou a solicitação do Google com o comentário “Eu assumirei a responsabilidade deste problema então” na plataforma de relatório de erros do Chromium.
A Microsoft já publicou um patch para adicionar um recurso que permitiria mover mais de uma guia para uma nova janela no menu de contexto da guia:
A descrição do patch do Chromium diz o seguinte:
“Adiciona suporte para mover várias guias para uma nova janela no menu de contexto da aba. Também manipula corretamente as guias fixadas, preservando seu estado fixado na nova janela. Como várias abas agora podem ser movidas, a string foi alterada para pluralizar “tab” para “Guias” quando necessário.”
Depois que esse patch for implementado, os usuários do Chrome poderão mover várias abas para uma nova janela ao mesmo tempo. Provavelmente, o suporte a várias guias estará disponível no Chrome Canary nas próximas semanas antes que o Google o envie para as versões estáveis.
Infelizmente, o Chrome Canary não é compatível com o Linux, e será necessário esperar um pouco mais pelo recurso.
A Microsoft está ativamente envolvida no desenvolvimento do Chrome
Embora essa seja a primeira vez que vimos publicamente um desenvolvedor do Google solicitar a um desenvolvedor da Microsoft que portasse um recurso Edge para o Chrome, a Microsoft já contribuiu ativamente para o desenvolvimento do Chromium.
O desenvolvedor do Microsoft Edge, Eric Lawrence, disse o seguinte ao site BleepingComputer.
“O Edge fez mais de 2.000 alterações upstream no Chromium. Muitas/a maioria delas são alterações em acessibilidade, plataforma da Web, desempenho etc. As coisas que são “recursos de UX” são um pouco mais raras. Mas certamente não são inéditas.”
Isso não se perde nos desenvolvedores do Chromium que postaram parabéns pelo primeiro lançamento estável do Microsoft Edge em 15 de janeiro de 2020.
“Enquanto o Chrome, Edge, Samsung Browser, Opera, Brave etc. continuam a ser produtos altamente competitivos com perspectivas e prioridades diferentes, conseguimos colaborar efetivamente no mecanismo da plataforma subjacente no Chromium. A Microsoft agora lançou 1659 patches no Chromium, 408 no front-end do devtools, 293 na v8 e 23 no webrtc, a maioria dos quais fornecerá valor aos usuários de qualquer navegador baseado em Chromium.”
- Como instalar o relógio de xadrez Chess Clock no Linux via Flatpak
- Como instalar o jogo DevilutionX no Linux via AppImage
- Como instalar o Emulador Nintendo 64 m64p no Linux via Flatpak
- Como instalar o cubo mágico rubecube no Linux via Snap
Outras melhorias
Em notícias relacionadas, os engenheiros do Microsoft Edge estão trabalhando em vários aprimoramentos dos Progressive Web Apps (PWAs) para o Chromium.
De acordo com um patch, a Microsoft procura adicionar o suporte do Windows 10 ao menu de atalho dos PWAs gerados pelo Chrome, para que você possa clicar com o botão direito do mouse em um PWA preso à barra de tarefas e executar uma tarefa importante no aplicativo da web.
Da mesma forma, a Microsoft disse no Github que planeja adicionar personalização da barra de título (cor personalizada) à barra de título dos Progressive Web Apps.