Um usuário do Reddit descobriu que o Google Chrome permitirá que usuários adicionem notas a senhas salvas. Confira os detalhes da novidade.
O novo recurso foi descoberto por um usuário do Reddit (u/Leopeva64-2) no Google Chrome Canary (versão 101), que é uma versão experimental futura a três lançamentos do branch estável, atualmente na versão 98.
O novo recurso do Google Chrome permitirá que usuários adicionem notas a senhas salvas.
Google Chrome permitirá que usuários adicionem notas a senhas salvas
Sim. Esse recurso permitirá que os usuários editem uma senha salva existente para adicionar informações adicionais, como endereços de e-mail associados à conta, perguntas/respostas de segurança ou outras informações que possam ser necessárias ao fazer login ou usar o site.
Atualmente, o Google está testando esse recurso com um subconjunto de usuários, pois ele não está aparecendo em todos os navegadores testados pelo BleepingComputer.
Existem muitas razões válidas para usar esse recurso, mas, neste momento, não está claro o quão bem protegidas essas notas serão.
Malwares que roubam informações, como o RedLine, já podem roubar os bancos de dados de senhas do Chrome, portanto, se as notas forem empacotadas com eles, elas também ficarão vulneráveis.
Para aqueles que inserem informações arriscadas diretamente associadas à senha, o novo recurso aumentará potencialmente o risco de ter suas contas comprometidas.
Mesmo que um infostealer pegue a lista de senhas armazenadas no Chrome, isso não o ajudará a ignorar a autenticação multifator que os usuários podem ter configurado em sua conta.
No entanto, se um usuário salvar códigos de backup de MFA ou outras informações confidenciais no campo de notas, isso poderá permitir que um agente de ameaças tenha maior acesso às contas.
Se você realmente precisa armazenar notas em seu navegador, a maioria dos gerenciadores de senhas oferece essa opção em conjunto com criptografia forte e proteção de cofre secreto, portanto, essa pode ser uma maneira mais segura de fazer isso.
Se você estiver interessado em testar esse recurso no Chrome Canary, observe que seu lançamento é gradual, portanto, talvez você ainda não o veja mesmo na versão 101.
Entramos em contato com o Google para pedir mais detalhes sobre o novo recurso, sua data de lançamento e a camada de segurança que o protegerá, e atualizaremos esta postagem assim que recebermos uma resposta.