Como instalar o Google Chrome no Debian e derivados

Se você usa o sistema operacional universal e quer utilizar o navegador do Google nele, veja como instalar o Google Chrome no Debian e derivados.

O Google Chrome é um dos navegadores mais populares entre os usuários, principalmente por causa da sua facilidade de uso e compatibilidade com muitos dos aplicativos do Google.

Como instalar o Google Chrome no Debian e derivados

Inicialmente ele foi desenvolvido com visual minimalista e compilado com base em componentes de código aberto, como o motor de renderização o WebKit, da Apple Inc.

Mas, a partir da versão 28, o Chrome parou de usar o WebKit como motor de renderização de layout, e passou a usar o Blink, desenvolvido pelo Google.

Atualmente, ele usa a mesma base de código do Chromium, porém, possui alguns recursos proprietários.

O Google Chrome não está disponível no repositório do Debian. por conta disso, neste tutorial, você verá como fazer para instalar o Chrome no Debian.

Como instalar o Google Chrome no Debian e derivados

Para instalar o Chrome no Debian e derivados, faça o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal com privilégios de administrador (root);
Passo 2. Primeiramente, atualize o sistema com os comandos abaixo;

apt update
apt upgrade

Passo 3. Em seguida, baixe o pacote Debian do Google Chrome do repositório oficial do Google usando o comando abaixo;

wget https://dl.google.com/linux/direct/google-chrome-stable_current_amd64.deb

Passo 4. Com o pacote Debian do Google Chrome já baixado, é hora de instalar o Navegador. Para isso, use o seguinte comando;

apt install ./google-chrome-stable_current_amd64.deb

Pronto! Agora que o programa está instalado, você pode iniciá-lo a partir do menu Aplicativos/Dash/Atividades ou qualquer outro lançador de aplicativos da sua distro, ou digite google-chrome ou em um terminal, seguido da tecla TAB.

Ao iniciar o Chrome pela primeira vez, uma notificação pop-up abaixo será exibida perguntando se você deseja que o Google Chrome seja seu navegador padrão e se deseja enviar automaticamente relatórios de falhas ao Google.

Faça uma escolha de acordo com sua preferência e clique no botão “OK”.

Isso abrirá a página padrão do navegador do Google Chrome. A partir daí, você pode clicar em “Sincronizar agora”. Isso exigirá que você faça o login usando a conta do Google e, a partir daí, você poderá começar a navegar a vontade.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.