Copiando uma funcionalidade do Microsoft Edge, o Google Chrome está testando um recurso Read Aloud, ou “Ler em voz alta”.
O Microsoft Edge já possui um recurso de leitura chamado Read Aloud, que permite ouvir a narração do texto da página, com destaque para a palavra lida no momento. Felizmente, já existe outro navegador com algo parecido.
Agora, o Google Chrome está trabalhando para melhorar a experiência do usuário na área de trabalho adicionando uma função “ler em voz alta”, atualmente disponível para teste na versão Canary.
Google Chrome está testando um recurso Read Aloud
Sim. O Google Chrome está testando um recurso Read Aloud. Embora sua implementação inicial possa parecer básica, ela dá conta do recado.
Um recurso notável do Read Aloud é a velocidade de reprodução ajustável, permitindo aos usuários controlar a taxa de leitura dos artigos em voz alta. Além disso, em atualizações futuras, os usuários poderão alternar entre várias opções de voz, aumentando a experiência auditiva.
Em termos de interface do usuário, o recurso “Ler em voz alta” oferece um elemento de design bem pensado: à medida que o artigo é narrado, a frase que está sendo lida é destacada, enquanto as seções que foram lidas desaparecem.
Isso garante que os usuários possam acompanhar facilmente o progresso da leitura. Para aqueles que podem achar o destaque uma distração, o Chrome adicionou um botão para desativar esse recurso.
Por falar nisso, o Chrome também está melhorando seu apelo visual.
Um recurso existente no Chrome permite que a cor do tema do navegador corresponda ao papel de parede da página Nova guia (NTP). Anteriormente, isso estava limitado às imagens do painel “Personalizar o Chrome”.
No entanto, com as atualizações mais recentes do Chrome Canary, os usuários agora podem aproveitar esse recurso com suas imagens, proporcionando uma experiência de navegação mais personalizada.