Google Chrome 91.0.4472.101 lançado com correção para uma falha 0-day

E foi lançado o Chrome 91.0.4472.101 com correção para uma falha 0-day, e muito mais. Confira as novidades desse update e veja como instalar no Linux.

O fato de que o Google Chrome ainda é o navegador mais usado no planeta o torna uma das mais importantes ferramentas de controle da web para o Google.

Mas independente disso, o Chrome é o navegador do Google e também o navegador número um no mercado, com uma participação de mais de 65%, de acordo com dados de terceiros da NetMarketShare.

Agora, o Google lançou recentemente a versão oficial do navegador Chrome 91.0.4472.101. Este canal estável é para macOS, Windows e Linux e será lançado nos próximos dias ou semanas.

Novidades do Chrome 91.0.4472.101

Google Chrome 91.0.4472.101 lançado com correção para uma falha 0-day

A partir do changelog de atualização, esta versão vem com 14 correções de segurança, incluindo uma vulnerabilidade séria de 0 dia com o nome de código, CVE-2021-30551.

A equipe de análise de ameaças do Google declarou em 9 de junho que essa vulnerabilidade estava relacionada ao CVE-2021-33742 corrigido anteriormente pela Microsoft.

Na época, esta vulnerabilidade não existia no navegador Chrome. Em abril deste ano, os hackers usaram uma série de vulnerabilidades de dia zero no Chrome e na Microsoft para atacar várias empresas. Até agora, o Google corrigiu outras 5 vulnerabilidades exploradas no dia 0.

Além disso, o Google também indicou no log de atualização que o Chrome 91.0.4472.101 também resolveu várias vulnerabilidades, das quais 2 são moderadamente graves e 7 são altamente graves. Você pode encontrar detalhes da atualização aqui.

Se você deseja informações sobre os vários canais (estável, beta, dev, etc), clique aqui. Você também pode relatar qualquer novo problema ao Google preenchendo um formulário de bug.

Além disso, os usuários também podem usar o fórum de ajuda da comunidade para obter ajuda ou aprender sobre problemas comuns.

O Google anunciou em março que a partir do Chrome 94 no terceiro trimestre de 2021, a frequência das atualizações de marcos será alterada de seis para quatro semanas.

A empresa também lançará pequenas atualizações de segurança a cada duas semanas. Segundo o Google, vai aumentar a frequência de atualização do ChromeOS, a partir da versão do ChromeOS 96 para sincronizar com o navegador Chrome.

A empresa também oferecerá um canal de atualização de seis meses para Chromebooks em ambientes corporativos e educacionais. O ChromeOS 94 será oficial em 21 de setembro. Para acompanhar o número da versão do navegador Chrome, o ChromeOS pulará a versão 95.

A partir do quarto trimestre de 2021, o Google irá acelerar a frequência de atualização do Chrome OS. Essa mudança provavelmente começará em outubro, quando a versão oficial do ChromeOS 96 será lançada.

No blog oficial do Google Chromium, a chefe do ChromeOS, Marina Kazatcke, disse que o objetivo dessa mudança é permitir que os consumidores experimentem novos recursos o mais rápido possível.

A empresa também quer garantir que o ChromeOS mantenha a segurança, estabilidade e simplicidade.

Claro, o Google irá portar diretamente para o ChromeOS 96 a partir da versão ChromeOS 94. Isso significa que não haverá versão do ChromeOS 95.

Além do rastreamento rápido para atualizações mensais, o Google também permite que empresas e escolas configurem um modo de atualização de seis meses para reduzir os custos de manutenção.

Como instalar ou atualizar o Chrome

Os usuários de Android e iOS podem atualizar o Chrome em suas respectivas lojas de aplicativos.

Já os usuários de desktop Windows, Mac e Linux podem atualizar para o Chrome mais recente acessando Configurações -> Ajuda -> Sobre o Google Chrome e o navegador verificará automaticamente a nova atualização e a instalará se e quando disponível.

Ou para instalar a versão mais recente do Chrome nas principais distribuições Linux, use um desses tutoriais:
Google Chrome no Linux Ubuntu, Debian, Fedora, Arch e derivados – veja como instalar
Como instalar o Google Chrome no Fedora e derivados
Como instalar o Google Chrome no Ubuntu e derivados

Sair da versão mobile