Para levar a autenticação em duas etapas a vários dispositivos, o Google Authenticator agora faz backup de códigos 2FA na nuvem.
A autenticação de dois fatores (2FA) adiciona uma segunda camada de segurança às suas contas online, tornando mais difícil para os invasores invadi-las.
As contas configuradas com 2FA exigirão que os usuários insiram uma senha única antes de fazer login em uma conta, que é enviada por SMS, e-mails ou gerada por um aplicativo autenticador.
E o Google Authenticator é um aplicativo de autenticação imensamente popular com mais de 100 milhões de instalações que permite aos usuários gerar essas senhas únicas para verificação 2FA.
Agora, o aplicativo Google Authenticator recebeu uma atualização crítica para Android e iOS que permite aos usuários fazer backup de suas senhas únicas de autenticação de dois fatores (OTPs) para suas contas do Google e ter suporte para vários dispositivos.
Google Authenticator agora faz backup de códigos 2FA na nuvem
O uso de um aplicativo de autenticação é uma alternativa mais segura ao 2FA baseado em SMS e e-mail, porque eles podem ser comprometidos por hackers ou transferidos por agentes de troca de SIM, facilitando o desvio da verificação 2FA e o sequestro de contas.
O Google Authenticator obtém backup na nuvem
Embora o Google Authenticator seja imensamente popular, uma das maiores críticas tem sido a incapacidade de fazer backup de códigos 2FA únicos e a falta de suporte para vários dispositivos.
Sem esse recurso, se você perdesse seus dispositivos móveis nos quais o Google Authenticator estava instalado, também perderia todas as suas configurações 2FA, tornando muito demorado e difícil recuperar o acesso às suas contas.
Além disso, sem um backup na nuvem, você não pode adicionar seus códigos 2FA a vários dispositivos.
“Um dos principais comentários que ouvimos dos usuários ao longo dos anos foi a complexidade em lidar com dispositivos perdidos ou roubados que tinham o Google Authenticator instalado”, explica o Google no anúncio.
“Como os códigos únicos no Authenticator eram armazenados apenas em um único dispositivo, a perda desse dispositivo significava que os usuários perdiam a capacidade de entrar em qualquer serviço no qual configurassem 2FA usando o Authenticator.”
Com a atualização do Google Authenticator de ontem, os usuários serão solicitados a fazer login em sua conta do Google quando abrirem a nova versão do aplicativo e sincronizarem seus códigos 2FA com sua conta do Google.
O Google estabeleceu um requisito de que a verificação em duas etapas deve ser ativada na Conta do Google para que os backups na nuvem funcionem, pois reduz a probabilidade de acesso não autorizado.
A nova atualização do aplicativo Authenticator está atualmente disponível na loja Apple iOS, mas parece estar sendo lançada gradualmente para usuários do Android.
Portanto, seja paciente se você ainda não vê a versão 6.0 do Google Authenticator disponível para Android, que inclui os novos recursos.
Para obter mais detalhes sobre como realizar backups OTP, sincronização de contas e migração, confira as instruções passo a passo do Google.