Google aumentará a segurança da Play Store unindo-se a empresas de segurança

O Google aumentará a segurança da Play Store unindo-se a empresas de segurança, entre elas, ESET, Lookout e Zimperium. Confira os detalhes dessa parceria.

A luta contra aplicativos maliciosos nunca termina e a única coisa a fazer é melhorar os mecanismos de detecção e bloqueio, conforme revelou o gerente de produto do Google Play Andrew Ahn na Google Play Store 2018 yearly review, publicada em janeiro de 2019.

Google aumentará a segurança da Play Store unindo-se a empresas de segurança
Google aumentará a segurança da Play Store unindo-se a empresas de segurança

Google aumentará a segurança da Play Store unindo-se a empresas de segurança

O Google anunciou que se unirá aos esforços da ESET, Lookout e Zimperium para melhorar a detecção maliciosa de aplicativos Android no envio, antes que eles sejam publicados na Play Store e fiquem disponíveis para download.

Esse projeto não poderia ter chegado mais cedo, pois o malware conseguiu se infiltrar no ecossistema de aplicativos do Google com mais e mais frequência, apesar dos esforços da empresa para acabar com ele.

Integração com mecanismo de verificação

A nova parceria – apelidada de App Defense Alliance – permitirá ao Google aumentar a segurança da Play Store, aumentando a eficiência da detecção, aproveitando o aumento do número de mecanismos de verificação e canais de comunicação direta com os novos parceiros.

Dave Kleidermacher, vice-presidente de segurança e privacidade do Android, disseo seguinte:

“Como parte dessa aliança, estamos integrando nossos sistemas de detecção do Google Play Protect aos mecanismos de verificação de cada parceiro.”

“Isso gerará uma nova inteligência de risco de aplicativos à medida que os aplicativos estiverem sendo colocados na fila para publicação. Os parceiros analisarão esse conjunto de dados e atuarão como outro conjunto de olhos vitais antes de um aplicativo ser lançado na Play Store.”


O Google Play Protect foi lançado em julho de 2017 e está analisando “mais de 50 bilhões de aplicativos nos dispositivos dos usuários todos os dias para garantir que os aplicativos instalados no dispositivo não estejam se comportando de maneira prejudicial”.

Melhor percepção e detecção

Agora, os parceiros da App Defense Alliance podem enviar solicitações de análise de aplicativos ao serviço de scanner do Google Play Protect (GPP) e receber os resultados da verificação sempre que encontrarem novos PHAs (aplicativos potencialmente prejudiciais).

O scanner GPP também pode solicitar aos parceiros que analisam os PHAs recém-descobertos.

Todos os resultados serão compartilhados e consolidados, com os resultados da análise a serem usados ​​para impedir a publicação de aplicativos ruins na Play Store e proteger o ecossistema de aplicativos Android e os usuários contra ataques de malware.

O Google afirma que:

“A App Defense Alliance cria uma comunicação bidirecional segura entre o Google e nossos parceiros para compartilhar informações sobre ameaças e novas amostras assim que estiverem disponíveis. Isso resulta na detecção e mitigação precoces de PHAs.”

E o evangelista de segurança da ESET, Tony Anscombe, acrescentou:

“O que anteriormente era um esforço reativo para capturar vulnerabilidades de segurança agora é uma campanha completa e proativa para proteger bilhões de consumidores e empresas na fonte.”

O que está sendo falado no blog

No Post found.

Post Views: 211
Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.