Anos após matar o Google Reader, o Google anunciou um novo recurso de seguir RSS no Chrome para Android. Confira os detalhes dessa novidade.
Já se passaram oito anos desde que o Google incomodou uma grande parte da internet ao matar o Google Reader, um leitor RSS baseado na web. Agora a empresa está adotando o RSS novamente… mais ou menos.
Na verdade, trata-se de um recurso de seguir RSS no Chrome para Android.
Google anunciou um novo recurso de seguir RSS no Chrome para Android
O Google anunciou um novo recurso que começará a ser lançado para alguns usuários de seu aplicativo Chrome Canary para Android em breve.
Ao visitar um site que possui um feed RSS, você poderá clicar no botão Seguir. Então, ao abrir uma nova guia do navegador, você verá uma seção “Following” (Seguindo), que apresentará as atualizações mais recentes dos sites que você segue.
Não é realmente um leitor RSS completo como o Google Reader ou alternativas mais recentes como Feedly, Inoreader ou NewsBlur, é um recurso de seguir RSS no Chrome para Android.
É mais parecido com o recurso de descoberta do Google, exceto que em vez de usar seu histórico de navegação para construir um perfil do tipo de conteúdo que você provavelmente verá, ele permitirá que você siga os sites que você gosta.
Ainda assim, representa um novo uso para uma tecnologia da web muito antiga que o Google tem amplamente ignorado nos últimos anos.
RSS, que significa Really Simple Syndication, é um protocolo que existe há mais de duas décadas e que permite que os usuários se inscrevam para receber atualizações quando novo conteúdo estiver disponível em sites.
Eu teria dificuldade em fazer meu trabalho sem ele – eu costumava usar o Google Reader para rastrear novos conteúdos de centenas de sites diferentes e tenho usado o Feedly para o mesmo propósito desde que o Google Reader foi encerrado.
RSS também é uma tecnologia importante usada na entrega de podcast – os podcasts da Apple e outros diretórios de podcast normalmente usam feeds RSS para detectar quando novos episódios de um programa estão disponíveis.
O novo recurso “follow” (Seguir) do Chrome parece ser um experimento por enquanto. Ele só estará disponível no canal Canary no lançamento, que é basicamente a visualização do desenvolvedor ou canal alfa para o navegador do Google.
Além disso, o Google está planejando apenas lançar a funcionalidade Follow para “alguns usuários do Android nos EUA” nas próximas semanas.
Portanto, resta saber se isso se tornará uma parte significativa do conjunto de recursos de descoberta de conteúdo do Google Chrome no futuro, ou se é apenas mais um experimento que acabará no cemitério do Google.