Durante a palestra do Game Developer Summit, o Google anunciou o Steam Alpha para Chrome OS, levando o cliente de jogos para o Chromebooks.
Já sabíamos que estava chegando há algum tempo, mas agora o Google confirmou oficialmente que está trazendo suporte para o cliente do jogo Steam para os Chromebooks.
Em um piscar de olhos e você perderá o momento durante a palestra do Game Developer Summit da empresa, o Google anunciou que lançou um alfa do Steam para Chrome OS, disponível em “Chromebooks selecionados”.
Google anunciou o Steam Alpha para Chrome OS
Sim. O Google anunciou o Steam Alpha para Chrome OS, e esse é apenas um dos vários anúncios que a empresa fez relacionados a jogos em Chromebooks.
O Google ainda não divulgou publicamente muitos detalhes sobre o novo Steam Alpha para Chromebooks. Não está claro como os usuários podem se inscrever para participar do teste alfa e instalar o Steam.
Mas, de acordo com o código do Chrome OS descoberto recentemente pelo pessoal do 9to5Google, você precisará de um Chromebook bastante poderoso e recente com um processador Intel Core i5 de 11ª geração ou melhor e pelo menos 7 GB de RAM.
Isso exclui a maioria dos Chromebooks de nível básico… o que faz sentido, pois os jogos tendem a ser uma tarefa que consome muitos recursos em qualquer computador.
Em um Chromebook, ele provavelmente aproveitará o fato de que o Steam oferece uma versão Linux de seu cliente de jogo (e ferramentas que permitem que muitos jogos que seriam apenas Windows sejam executados no Linux também), e que o Chrome OS tem um recurso opcional que permite executar alguns aplicativos nativos do Linux.
Mas se você tiver um Chromebook que não atende às especificações mínimas, pode haver outras maneiras de jogar.
O Google observa que o uso do Android em Chromebooks aumentou 50% ano a ano, e isso é impulsionado principalmente por pessoas que instalam suporte opcional para Android para executar jogos para dispositivos móveis em Chromebooks.
Ainda este ano, o Google também planeja lançar uma versão beta pública de uma nova sobreposição que funcionará com alguns jogos Android, permitindo que os usuários criem seus próprios esquemas personalizados de controle de teclado e mouse sem a necessidade de os desenvolvedores otimizarem especificamente seus jogos Android para Chromebooks.
E, claro, há streaming de jogos. O Google observa que entre serviços como o GeForce Now da NVIDIA e o Stadia do Google, você pode transmitir mais de 1.400 jogos de PC para um Chromebook pela Internet.