E o Google anunciou o Android 12L para dispositivos dobráveis e tablets, pouco tempo depois do lançamento do Android 12. Confira!
O Android 12 só começou a ser implementado em smartphones Pixel na semana passada, mas o Google já está preparando a próxima atualização – uma versão otimizada para dispositivos dobráveis e de tela grande.
E você não terá que esperar até que o Android 13 esteja disponível no próximo outono para obtê-lo. Isso porque a próxima atualização se chamará Android 12L e deve chegar às ruas no início de 2022.
Google anunciou o Android 12L para dispositivos dobráveis e tablets
Uma prévia do desenvolvedor já está disponível agora, e os usuários que podem não ter um dispositivo compatível podem baixar um emulador Android 12L.
Em telas grandes, o Android 12L pode exibir:
- Dock de navegação semelhante a uma barra de tarefas centralizado na parte inferior da tela
- Layout de 2 colunas para aplicativos suportados
- Abra a gaveta de navegação e as Configurações rápidas serão exibidas à esquerda e as notificações à direita
A barra de tarefas é particularmente útil para multitarefa, pois permite abrir aplicativos no modo de tela dividida.
Basta arrastar o ícone do aplicativo que você deseja da barra de tarefas para a tela principal e ele será aberto no modo de tela dividida. Arraste um segundo aplicativo e escolha se ele deve ficar à esquerda ou direita, e você pode posicionar dois aplicativos lado a lado.
Para dispositivos dobráveis, o Android 12L deve ser capaz de detectar automaticamente quando você alterna entre as visualizações do tamanho do telefone e do tablet e ajustar a interface do usuário de acordo.
Mas o Android 12L também pode ser útil para dispositivos de tela grande, como tablets Android, que estão disponíveis há mais de uma década neste ponto, mas que receberam pouco amor da equipe de desenvolvimento Android do Google.
Aplicativos Android que não são otimizados para Android 12L e telas grandes serão executados em um modo de compatibilidade, com barras pretas nas laterais de um aplicativo do tamanho de um telefone.
Não é a solução mais atraente, mas é melhor do que não poder usar aplicativos de smartphone em uma tela do tamanho de um tablet, suponho.
O Google também atualizará a Play Store para verificar a compatibilidade de tela grande, de modo que os usuários que desejam instalar aplicativos em um tablet ou outro dispositivo de tela grande verão um aviso nas listagens da Play Store informando se um aplicativo não está otimizado.
Todos os aplicativos Android também podem ser usados no modo de tela dividida com o Android 12L, independentemente de os desenvolvedores os otimizarem especificamente para esse recurso ou não.
O Google diz que uma prévia do Android 12L para desenvolvedores está chegando em breve para o tablet Lenovo P12 Pro, e o software eventualmente será implementado em telefones Pixel como uma “queda de recursos”, embora muitos dos recursos de tela grande não estejam disponíveis em dispositivos do tamanho de um telefone.
Até então, os desenvolvedores (ou curiosos) podem ter uma amostra do Android 12L configurando um dispositivo virtual no Android Studio.