Além de responder a consultas de pesquisa e resumir os resultados da pesquisa, o Google AI agora resume artigos inteiros para o usuário.
Sim. Se você se sentir muito sobrecarregado com a perspectiva de ter que ler uma página da web assustadora, bem, a salvação está ao seu alcance. Um recurso experimental de IA do Google poderá resumir isso para você.
Faz apenas alguns meses desde que o Google lançou seu mecanismo de busca com inteligência artificial – chamado Search Generative Experience (SGE) – no Google I/O em maio.
A empresa já fez várias atualizações para o SGE. A última atualização agora aparentemente inclui um recurso que irá resumir artigos na web para você.
Google AI agora resume artigos inteiros para o usuário
A gigante da tecnologia já usa o SGE para responder a consultas de pesquisa e resumir os resultados da pesquisa, o que ignora a necessidade de os usuários vasculharem os resultados da pesquisa.
Mas agora, de acordo com uma postagem no blog da empresa, o Google está levando o SGE ainda mais longe com um novo recurso que dará aos usuários um resumo de qualquer artigo extenso da web (via The Verge).
“Nosso objetivo é testar como a IA generativa pode ajudá-lo a navegar pelas informações online e chegar ao núcleo do que você procura ainda mais rápido”, disse o Google em comunicado.
A empresa está lançando o recurso para usuários do Google Chrome em dispositivos Android e iOS primeiro. Depois disso, ele chegará aos usuários de desktop.
O Google explica que o recurso foi projetado especificamente para conteúdo longo. Quando você está rolando em uma página da web, uma opção chamada “Obter pontos-chave com tecnologia AI” aparecerá. Clicar aqui truncará o artigo em um resumo de seu conteúdo.
“Achamos que esses recursos podem ser particularmente úteis quando você está aprendendo algo novo ou complexo, mas também podem ser úteis para outras tarefas, como encontrar uma nova receita ou pesquisar uma grande compra”, disse o Google.
Notavelmente, o recurso pode enfrentar resistência de editores de sites que desejam manter os leitores em seus sites.
É por isso que a função SGE durante a navegação funcionará apenas “em artigos que estão disponíveis gratuitamente ao público na web”, de acordo com a empresa. Consequentemente, não funcionará para conteúdo protegido por acesso pago.
Os usuários que já optaram pelo SGE têm acesso automático à função. Caso contrário, você pode experimentá-lo como uma função autônoma nos laboratórios de pesquisa do Google.