Google agora suporta passkeys no Advanced Protection Program

Numa iniciativa voltada para para usuários de alto risco, agora o Google agora suporta passkeys no Advanced Protection Program.

O Advanced Protection Program (Programa de Proteção Avançada) é um serviço gratuito que protege as contas de usuários como ativistas, jornalistas, líderes empresariais e equipes políticas, que correm maior risco de serem alvo de ataques online.

Ele bloqueia o acesso não autorizado às contas de usuários registrados no APP e adiciona proteção aprimorada contra ataques de phishing de contas do Google, aplicativos maliciosos e tentativas de roubo de dados.

E, recentemente, o Google anunciou que as chaves de acesso agora estão disponíveis para usuários de alto risco ao se inscreverem no Programa Proteção Avançada, que fornece o nível mais forte de segurança de conta.

Google agora suporta passkeys no Advanced Protection Program

Google agora suporta passkeys no Advanced Protection Program
Google agora suporta passkeys no Advanced Protection Program

As chaves de acesso estão vinculadas a um dispositivo específico, como um computador, tablet ou smartphone, e funcionam localmente, oferecendo uma alternativa mais segura às senhas tradicionais e reduzindo significativamente o risco de violações de dados.

Eles também permitem o acesso a sites, serviços online e aplicativos usando sensores biométricos, como leitores de impressão digital e reconhecimento facial, PINs, chaves de segurança de hardware ou padrões de bloqueio de tela.

Você pode criar uma chave de acesso usando seu dispositivo agora mesmo acessando aqui, fazendo login em sua conta do Google e clicando no botão “Obter senhas”.

“Tradicionalmente, os usuários eram obrigados a ter duas chaves físicas de segurança para se inscrever no APP, usando sua senha e uma das chaves de segurança para fazer login. No entanto, entendemos que os usuários nem sempre têm acesso às chaves físicas de segurança ou a capacidade de comprar one”, disse Shuvo Chatterjee, líder de produto do Programa de Proteção Avançada do Google.

“As chaves de acesso oferecem aos usuários de alto risco a opção de confiar na facilidade e segurança que acompanham o uso de dispositivos pessoais que já possuem, em oposição a outro dispositivo ou ferramenta como uma chave de segurança, para autenticação resistente a phishing.”


Os usuários de alto risco precisam de um dispositivo e navegador compatíveis para se inscrever no Programa Proteção Avançada usando uma chave de acesso. Em seguida, eles devem seguir as seguintes etapas:

  1. Acesse a página de inscrição no Programa de Proteção Avançada .
  2. Clique em “Começar”.
  3. Siga as instruções na tela para concluir o processo de inscrição. Você pode se inscrever com uma chave de acesso ou uma chave de segurança física.

O Google também exigirá uma opção de recuperação durante a inscrição no AAP, como um número de telefone e e-mail ou outra senha/chave de segurança, para garantir que os usuários possam recuperar o acesso às suas contas caso sejam bloqueadas.

Em outubro, o Google tornou as chaves de acesso o método de login padrão para todas as contas pessoais em seus serviços e plataformas.

A empresa também introduziu suporte para login sem senha em todas as contas do Google em maio de 2023 e adicionou suporte de chave de acesso ao navegador Chrome e ao sistema operacional Android em outubro de 2022.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.