Responsável por um motor de jogos, o projeto Godot criou sua própria fundação independente e deixou o manto da Software Freedom Conservancy.
Godot é um mecanismo de jogo 2D e 3D versátil projetado para suportar todos os tipos de projetos. Você pode usá-lo para criar jogos ou aplicativos que podem ser transmitidos para desktop ou celular, bem como para a web.
Exemplos de jogos feitos com Godot incluem Ex-Zodiac e Helms of Fury.
Até recentemente, Godot fazia parte da Software Freedom Conservancy (SFC), como é o caso de muitos projetos de código aberto, para cumprir patrocínio fiscal e outras obrigações semelhantes.
E agora os desenvolvedores do mecanismo Godot e a Software Freedom Conservancy decidiram em conjunto transferir o projeto do mecanismo de jogo de código aberto para sua própria fundação, que foi criada na Holanda como sua própria organização, modelada de acordo com as políticas do SFC.
Godot criou sua própria fundação independente
Sim. O Godot criou sua própria fundação independente. O objetivo é ajudar o motor do jogo a alcançar seu próximo nível de crescimento e projetar uma imagem mais forte para o projeto.
A Godot Foundation se dedica a criar software livre e de código aberto e garantir que o trabalho no projeto Godot seja sustentável.
A equipe responsável por Godot diz que:
“Acabamos de iniciar o processo de transferência para a Fundação. Por enquanto, todos os financiamentos e contratos da Godot continuam sendo administrados pelo SFC. O SFC reduzirá gradativamente seus investimentos para permitir que a nova fundação ganhe força.”
Para a parte da Software Freedom Conservancy, esta é uma organização sem fins lucrativos focada na ética da tecnologia. Sua missão é garantir o direito de reparar, melhorar e reinstalar o software.
“Promovemos e defendemos esses direitos promovendo projetos de software livre e de código aberto, liderando iniciativas que tornam a tecnologia mais inclusiva e promovendo estratégias políticas que defendem software livre e de código aberto (como copyleft).”
Juan Linietsky, membro da equipe de desenvolvimento Godot, disse em uma postagem do blog publicada em 1º de novembro:
“Os líderes da Software Freedom Conservancy e da Godot têm o prazer de compartilhar sua crença de que o projeto Godot atingiu um nível de sucesso em que faz sentido que a Godot tenha sua própria fundação independente.”
O SFC foi um parceiro ideal para Godot, pois funciona como uma estrutura sem fins lucrativos para vários projetos de software livre e de código aberto de alto perfil (como Git, Samba, Wine, etc.) e possui regras comprovadas para garantir que as doações sejam não utilizados exclusivamente em benefício dos projetos, bem como regras para evitar conflitos de interesse.
Eles permitem que projetos de código aberto cresçam, prosperem e se concentrem em seu projeto, enquanto o SFC lida com questões legais, contábeis e de governança (incluindo anulação bem-sucedida de acordos de confidencialidade); essencialmente reunindo o trabalho necessário para operar uma organização sem fins lucrativos.
A equipe Godot não pode fornecer exportação de console de código aberto devido aos termos de licença impostos pelos fabricantes de console. Independente da engine utilizada, lançar jogos em consoles sempre dá muito trabalho.
Embora não seja para todos, é possível codificar jogos usando GDScript, uma linguagem altamente integrada e específica de Godot com sintaxe leve, ou C#, que é popular na indústria de jogos. Essas são as duas principais linguagens de script suportadas pela Godot. Godot também suporta uma linguagem de programação visual chamada VisualScript.
Com a tecnologia GDNative, também é possível escrever jogos ou algoritmos de alto desempenho em C ou C++ sem recompilar o mecanismo. É possível usar essa tecnologia para integrar bibliotecas de terceiros e outros kits de desenvolvimento de software (SDKs) no mecanismo. Claro, também é possível adicionar módulos e funcionalidades diretamente ao motor.
Em geral, os responsáveis pelo projeto Godot estão “extremamente gratos e orgulhosos por terem feito parte da Software Freedom Conservancy”.
“Godot ingressou no SFC quando o projeto ainda estava em sua infância e suas necessidades eram bastante limitadas. Hoje, o projeto Godot é muito maior, emprega muitas pessoas e suas necessidades e aspirações são mais complexas. Assim, à medida que o projeto continua a crescer ainda mais, só faria sentido para ela ter o controle, independência e flexibilidade na gestão de fundos de uma organização focada exclusivamente em Godot.”
Por esta razão, o Comitê Gestor do Projeto Godot (o PLC) e o SFC concordaram que era hora do Projeto Godot deixar sua sede no SFC e formar sua própria organização: a Fundação Godot.
Como muitos outros projetos de código aberto (Blender e Krita, por exemplo), a Fundação estará localizada na Holanda. A estrutura da Fundação é modelada segundo as políticas do SFC, que garantirão a continuidade na forma de atuação da Godot.