Apesar de ainda ser um trabalho em andamento, o futuro Godot 4.3 virá com suporte nativo ao Wayland. Confira os detalhes dessa novidade.
O Godot Engine é um mecanismo de jogo multiplataforma repleto de recursos para criar jogos 2D e 3D a partir de uma interface unificada. Ele é um motor de jogo de código aberto (coberto pela licença MIT) desenvolvido pela comunidade do Godot Engine.
Ele foi desenvolvido inicialmente pela OKAM no começo de 2001. Em fevereiro de 2014 o código fonte dele foi publicado no GitHub sob a licença MIT, e em dezembro de 2014, foi disponibilizada a versão 1.0.
O código do mecanismo do jogo, o ambiente de desenvolvimento do jogo e as ferramentas de desenvolvimento relacionadas (mecanismo físico, servidor de som, back-ends de renderização 2D/3D, etc.) são distribuídos sob a licença do MIT.
Godot fornece um conjunto abrangente de ferramentas comuns, para que os usuários possam se concentrar em criar jogos sem precisar reinventar a roda.
Ele oferece suporte a uma estrutura de lógica de jogo fácil de aprender, um ambiente gráfico de design de jogo, um sistema de implementação de jogo com um clique, recursos avançados de simulação de física e animação, um depurador integrado e um desempenho sistema de detecção de gargalos.
Os jogos produzidos nele podem ser exportados em um clique para várias plataformas, incluindo as principais plataformas de desktop (Linux, Mac OSX, Windows), além de plataformas móveis (Android, iOS) e baseadas na Web (HTML5).
Godot 4.3 virá com suporte nativo ao Wayland
Sim. O Godot 4.3 virá com suporte nativo ao Wayland. O mais novo recurso adicionado ao mecanismo de jogo de código aberto Godot 4.3 oferece suporte nativo para Wayland no Linux.
A próxima versão do mecanismo Godot 4.3 contará com suporte nativo ao Wayland que é carregado dinamicamente ao executar um compositor Wayland como uma alternativa ao suporte X11.
Voltando a 2022 está este código de trabalho em andamento para uma implementação Wayland da classe DisplayServer de Godot. Isso foi melhorado ao longo do tempo e trabalhado nesta solicitação pull, que foi retirada na terça-feira.
Existem algumas limitações conhecidas e melhorias adicionais a serem feitas, como o cursor que ainda não suporta escala fracionária.
Há também outro PR pendente para melhorar o ciclo de renderização do Wayland, entre outras mudanças que provavelmente ocorrerão agora que o suporte inicial do Wayland está em vigor.
É ótimo ver o Godot 4.3 pronto para apresentar suporte nativo ao Wayland para proporcionar uma experiência melhor em desktops Linux modernos.