Godot 4.3 lançado com recursos de áudio e física melhorados

E foi lançado o Godot 4.3 com recursos de áudio e física melhorados, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

O Godot Engine é um mecanismo de jogo multiplataforma repleto de recursos para criar jogos 2D e 3D a partir de uma interface unificada. Ele é um motor de jogo de código aberto (coberto pela licença MIT) desenvolvido pela comunidade do Godot Engine.

Ele foi desenvolvido inicialmente pela OKAM no começo de 2001. Em fevereiro de 2014 o código fonte dele foi publicado no GitHub sob a licença MIT, e em dezembro de 2014, foi disponibilizada a versão 1.0.

O código do mecanismo do jogo, o ambiente de desenvolvimento do jogo e as ferramentas de desenvolvimento relacionadas (mecanismo físico, servidor de som, back-ends de renderização 2D/3D, etc.) são distribuídos sob a licença do MIT.

Godot fornece um conjunto abrangente de ferramentas comuns, para que os usuários possam se concentrar em criar jogos sem precisar reinventar a roda.

Ele oferece suporte a uma estrutura de lógica de jogo fácil de aprender, um ambiente gráfico de design de jogo, um sistema de implementação de jogo com um clique, recursos avançados de simulação de física e animação, um depurador integrado e um desempenho sistema de detecção de gargalos.

Os jogos produzidos nele podem ser exportados em um clique para várias plataformas, incluindo as principais plataformas de desktop (Linux, Mac OSX, Windows), além de plataformas móveis (Android, iOS) e baseadas na Web (HTML5).

Agora, foi anunciado o lançamento da nova versão do motor de jogo Godot 4.3.

Lançamento do Godot 4.3

Godot 4.3 lançado com recursos de áudio e física melhorados
Godot 4.3 lançado com recursos de áudio e física melhorados

Com mais de 500 colaboradores que coletivamente fizeram mais de 3.500 commits, esta atualização massiva oferece algo para todos.

Godot 4.3 estreia novos recursos de áudio, como AudioStreamInteractive, AudioStreamPlaylist e AudioStreamSynchronized, que permitem aos desenvolvedores criar sistemas de música dinâmicos que reagem à jogabilidade, proporcionando uma experiência auditiva mais rica.

Além disso, um novo recurso de interpolação física melhora a suavidade visual criando quadros intermediários entre posições físicas, reduzindo a trepidação e melhorando a estética do jogo em telas de alta taxa de atualização.

O editor de shader visual no Godot foi completamente reformulado para ser mais amigável e visualmente atraente.

Novos recursos como nós de redirecionamento e quadro ajudam a organizar shaders de forma mais eficiente, enquanto nós codificados por cores melhoram a legibilidade rapidamente.

Além disso, o Godot 4.3 introduz o nó TileMapLayer para agilizar os fluxos de trabalho de design de jogos, substituindo o método antigo de adicionar camadas por meio do inspetor.

Um dos principais destaques desta versão é o suporte experimental para o Wayland, um protocolo de servidor de exibição posicionado como um substituto moderno para o X11, fornecendo aos desenvolvedores APIs mais limpas e acesso aos recursos mais recentes.

Respondendo aos avanços mais lentos do que o esperado na tecnologia de navegador, a Godot reintroduziu exportações da Web de thread único para garantir melhor compatibilidade e uploads mais fáceis de jogos para plataformas da Web, reduzindo a complexidade encontrada anteriormente pelos desenvolvedores.

Melhorias significativas foram feitas na navegação e no manuseio de malhas, incluindo novas propriedades para assar malhas de navegação e simplificar caminhos de navegação. Essas melhorias otimizam o uso de memória e o desempenho, especialmente em jogos com mundos grandes.

Godot 4.3 apresenta mesclagem alfa pré-multiplicada para materiais 3D, uma nova API de efeitos de composição e uma arquitetura de renderização aprimorada que oferece suporte ao Direct3D 12 no Windows.

Essas atualizações dão aos desenvolvedores mais controle sobre os aspectos visuais de seus jogos e oferecem suporte a APIs gráficas mais recentes para desempenho aprimorado.

A versão também amplia o suporte para aplicativos de realidade estendida (XR) com rastreamento padronizado para mãos, corpos e rostos, principalmente em headsets Meta Quest.

Novos recursos como a integração do Meta XR Simulator aprimoram o processo de desenvolvimento permitindo testes mais fáceis de aplicativos XR.

Godot continua promovendo uma comunidade de suporte adicionando um recurso de comentários em sua documentação online, permitindo melhor interação e feedback do usuário.

Este recurso, alimentado pelo Giscus, permite que os desenvolvedores discutam e compartilhem insights diretamente na documentação do Godot.

Godot 4.3 apresenta várias melhorias de qualidade de vida, como mover o docker do FileSystem para a parte inferior da tela, interface aprimorada para gerenciamento de projetos e atualizações no sistema de renderização, como mesclagem alfa pré-multiplicada para efeitos visuais mais realistas.

Para saber mais sobre essa versão do Godot, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar

Godot está disponível para Windows, Mac OS e Linux e você pode baxá-lo nesta página. Você também pode encontrá-lo no Steam e itch.io.

Para instalar a versão mais recente do Godot nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o game engine Godot no Linux via AppImage
Como instalar o game engine Godot no Linux via Flatpak

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.