GoboLinux 017 lançado com várias atualizações de softwares

Lucas Villa Real anunciou o lançamento do GoboLinux 017 com várias atualizações de softwares. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

O GoboLinux é uma distribuição modular do Linux, diferente de todas que você já conheceu, porque ela organiza os programas de uma maneira nova e lógica.

GoboLinux 017 lançado com várias atualizações de softwares
GoboLinux 017 lançado com várias atualizações de softwares

O GoboLinux foi criado a partir do desejo de tentar novas abordagens no espaço de design de distribuição do Linux.

O resultado é uma distribuição Linux desenvolvida independentemente, que parte da hierarquia padrão do sistema de arquivos UNIX, substituindo-a por uma estrutura semelhante a um banco de dados.

Em vez de ter partes de um programa lançadas em /usr/bin, outras partes em /etc e ainda mais partes lançadas em /usr/share/something/ ou /another, cada programa obtém sua própria árvore de diretórios, mantendo-os bem separados e permitindo que o usuário veja tudo o que está instalado no sistema e quais arquivos pertencem a quais programas de maneira simples e óbvia.

O novo GoboLinux também apresenta um gerenciamento de pacotes no estilo Homebrew e a versão mais recente do gerenciador de janelas Awesome.

Agora, Lucas Villa Real anunciou o lançamento do GoboLinux 017.

Novidades do GoboLinux 017

O GoboLinux 017 continua a jornada desse incrível projeto que tem o foco na exploração de novas idéias com o objetivo de tornar o sistema mais simples e funcional.

A imagem ISO do GoboLinux serve como um disco de instalação e um ambiente Live, com uma área de trabalho gráfica com o Awesome WM.

De fato, devido à natureza modular do sistema de arquivos GoboLinux, todos os programas disponíveis na imagem podem ser usados ​​diretamente no ambiente Live – o trabalho do instalador é simplesmente copiar a seleção do usuário na partição de destino (respeitando as cadeias de dependência).

A área de trabalho em 017 estende a de 016. O projeto continua a incluir nossos widgets personalizados para Wi-Fi, áudio (agora usando o PulseAudio), status da bateria, luz de fundo do laptop e agora agregamos um novo widget Bluetooth e uma funcionalidade de captura de tela.

E, claro, há um novo papel de parede gerado processualmente, que você precisará inicializar no Live ISO para conferir!

Esta versão também apresenta atualizações nos aspectos de hardware e software: as atualizações de kernel e driver garantem que o hardware mais recente seja bem suportado, e uma atualização abrangente do sistema garantiu uma reformulação total das dependências do software, eliminando um monte de software legado .

É 2020, e isso significa que o Python 2 não existe mais! O GoboLinux usa bastante Python em sua infraestrutura, e agora informou que não apenas tudo foi convertido em Python 3, mas o Python 2 foi totalmente removido do sistema.

No meio dessa onda de limpeza, também foram removidos alguns outros pacotes herdados:

  • O GTK + 2 não está mais incluído, apenas os pacotes GTK+ 3 são enviados na ISO;
  • O instalador gráfico agora usa o Qt 5;
  • No lado do terminal, os NCurses mais recentes são criados apenas com suporte a caracteres amplos (libncursesw6.so) – o libncurses.so somente em ASCII não existe mais.
  • O gerenciamento de áudio agora usa o PulseAudio. As versões recentes do PulseAudio agora são bastante estáveis ​​e são capazes de fornecer uma experiência perfeita ao usuário em vários dispositivos de áudio.

Obviamente, os usuários podem compilar e instalar qualquer versão de qualquer biblioteca que desejarem e coexistir bem no sistema graças ao Runner, o inovador virtualizador de sistemas de arquivos leve do GoboLinux.

Mas como o GoboLinux sempre foi uma distração prospectiva, o projeto optou por fornecer um ambiente básico primitivo apenas com as bibliotecas mais recentes e sem nenhum legado.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o GoboLinux 017

A imagem ISO do GoboLinux 017 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

O que está sendo falado no blog

Post Views: 232

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.