Go emerge como a linguagem de programação mais procurada em 2020

Uma pesquisa da HackerEarth revelou que Go é a linguagem de programação mais procurada em 2020. Confira os detalhes dessa análise.

Estamos testemunhando que os desenvolvedores expressam seu interesse em aprender a linguagem de programação Go pela segunda vez este ano. Em fevereiro, uma pesquisa do HackerRank denominou Go e Python como os principais desenvolvedores de linguagens de programação que desejam aprender.

Go emerge como a linguagem de programação mais procurada em 2020
Go emerge como a linguagem de programação mais procurada em 2020

Desenvolvido pelo Google, a linguagem de programação Go de código aberto é usada para sistemas grandes. A linguagem foi usada nos servidores de rede e nos sistemas distribuídos do Google como alternativa ao C++ e Java pelos desenvolvedores de aplicativos.

Agora, uma nova pesquisa da HackerEarth que consultou mais de 16.655 desenvolvedores de 76 países, revelou que Go é a linguagem de programação mais procurada em 2020.

Go emerge como a linguagem de programação mais procurada em 2020

O HackerEarth oferece soluções de software corporativo que ajudam as organizações com suas necessidades técnicas de recrutamento. Ele fornece ferramentas para os recrutadores avaliarem remotamente as habilidades de codificação do desenvolvedor

De acordo com a pesquisa da HackerEarth, 32% dos desenvolvedores experientes votaram no Go como a linguagem de programação que desejam aprender.

Isso está muito à frente do Python, que foi votado por 24% dos desenvolvedores como seu próximo idioma na lista.

Essa é uma tendência semelhante também observada na pesquisa do HackerRank, em que 36% dos desenvolvedores queriam aprender o Go como sua próxima linguagem de programação. Considerando que apenas 28% dos desenvolvedores votaram no Python.

Nos últimos três anos, o Go foi votado como o idioma preferido para aprender, em diferentes pesquisas. Isso confirma ainda mais a popularidade do Go entre linguagens de programação.

No entanto, os desenvolvedores estudantis da pesquisa também preferiram JavaScript, Kotlin e C#. Enquanto os profissionais que trabalhavam disseram que estavam procurando aprender Python e Kotlin.

A pesquisa do HackerEarth também revela que os desenvolvedores são mais experientes no desenvolvimento de pilha completa, seguidos pelo desenvolvimento de front-end e back-end.

Embora tenham manifestado interesse em projetos de ciência de dados, muitos deles não têm experiência em aprendizado de máquina.
Como instalar a linguagem GO no Linux manualmente
Como instalar a poderosa linguagem Go no Linux via Snap

O que está sendo falado no blog

Post Views: 421

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.